Cozinheira que se feriu após explosão de panela de pressão está na UTI


Por Nailena Faian

Permanece internada, nesta sexta-feira, 13, a cozinheira que se feriu gravemente após a explosão de uma panela de pressão em um restaurante de Maringá na quinta-feira, 12.

Segundo o Hospital Metropolitano de Sarandi, Valdete Pizzani Mazati de Oliveira, de 43 anos, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira com ajuda de aparelhos. Ela sofreu traumatismo craniano e precisou passar por uma cirurgia na quinta-feira.

Incidente

O incidente ocorreu em um restaurante localizado na Avenida Duque de Caxias, na Zona 7, por volta das 9h15. Valdete estava perto da panela de pressão quando a mesma explodiu e a tampa atingiu a cabeça dela.

Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram a vítima e a encaminharam ao hospital, onde permanece internada.

Em nota publicada no Facebook, o restaurante lamentou o ocorido. Leia na íntegra.

“O Restaurante Caseirinho, vem por meio desta nota, lamentar o acidente com a funcionária Valdete de Oliveira. Sobre o ocorrido, a empresa informa que segue todas as exigências quanto à segurança dos funcionários e que a panela que sofreu a explosão não estava sendo manuseada no momento do acidente. Logo após prestar os primeiros socorros à funcionária e encaminhá-la para atendimento especializado, a empresa iniciou a investigação da ocorrência, ainda em curso sob condução da equipe de Segurança do Trabalho. O Restaurante Caseirinho se solidariza com a família e está lhe prestando total assistência.”

Cuidados

O aspirante Gabriel Vinicius do Corpo de Bombeiros orienta que a panela de pressão precisa estar em bom estado de conservação e deve-se evitar de fazer a liberação da pressão na água ou usando utensílios para levantar o pino.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) orienta a população a usar a panela de pressão corretamente. Confira:

● Concentre o fogo somente na base da panela, centralizando na boca do fogão, para não deixar a chama escapar pelas laterais. Isso melhora a eficiência do aquecimento e evita aquecer muito os pegadores;

● Limite o uso da panela a 2/3 do volume interno. Se você enchê-la além dessa medida, a pressão interna poderá aumentar muito, fazendo com que o líquido transborde e entupa a válvula principal (válvula com pino);

● Somente abra a tampa da panela quando não houver mais pressão interna. Isso ocorre quando você não precisa mais fazer qualquer esforço para abri-la;

● Muito importante: jamais pressione a tampa para que ela abra. Quando não houver mais pressão interna, ela abrirá facilmente;

● Observe o tempo de vida útil de sua panela. Quando os pegadores não estiverem mais firmes ou a válvula principal não estiver funcionando bem, é hora de comprar outra. Lembre-se também de, periodicamente, trocar a borracha da tampa.

Sair da versão mobile