Crea notifica engenheiro por falta de documento em elevador da Havan


Por Victor Simião/CBN Maringá

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) notificou o engenheiro responsável pela manutenção do elevador da Havan, que caiu do segundo andar na segunda-feira (21). A decisão da entidade foi tomada após uma fiscalização ter sido feita no local. Foi constatada a falta de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que deveria ter sido emitida pelo engenheiro mecânico responsável pela manutenção. O documento relata quais serviços foram realizados.

Segundo o Crea, o elevador passou por uma manutenção em 15 de janeiro e as vistorias estavam em dia, mas a ART não foi emitida. Não é um problema grave, por isso é só uma notificação para que o engenheiro e a empresa responsável pela manutenção se manifestem, disse Hélio Xavier, gerente regional do Conselho.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Na segunda-feira, o elevador caiu com 14 pessoas. O local foi feito para 12. Não houve rompimento de cabos. A primeira suspeita é o excesso de peso. Quatro pessoas tiveram ferimentos leves.

A reportagem entrou em contato com o engenheiro mecânico responsável pela manutenção do elevador. Por telefone, Fernando Moro explicou que não ter emitido a ART foi uma falha causada por falta de atenção, mas que elevador estava em boas condições, conforme a manutenção feita no dia 15 de janeiro. O engenheiro também disse aguardar receber oficialmente a notificação do Crea, mas que vai responder adequadamente.

Em 2018, mais de 1.000 registros de ARTs foram realizados em Maringá.

Sair da versão mobile