Distribuidoras de água de Maringá triplicam vendas


Por Letícia Tristão, com informações de Victor Simião

Maringá está sem chuva há mais de 40 dias. O último registro feito pela Estação Climatológica da UEM foi no dia 12 de junho, quando choveu 66 milímetros. Nas revendas de água, a falta de chuva reflete no aumento das vendas.

Em entrevista à rádio CBN Maringá, a telefonista de um disk água, Daiane Carvalho, disse que tem vendido 200 galões de 20 litros de água por dia, três vezes mais que o normal. “No inverno, a gente se prepara para não vender água. A média seria de 50 galões por dia. Triplicamos nossas vendas”, afirma Daiane.

Apesar de ser positivo para quem vende água, o tempo seco é prejudicial à saúde. Até quem vive de vender o produto tem consciência disso. Foi o que ressaltou Daiane. “Estamos nos surpreendendo com as vendas, mas a falta de chuva não está favorecendo a saúde de todos nós”, destaca.

A falta de chuva é uma característica do inverno, afirma o coordenador da Estação Climatológica da UEM, Leandro Zandonadi. Segundo ele, a formação de nuvens de chuva está associada às altas temperaturas, que intensificam o processo de evaporação. “Quando as temperaturas caem, ocorre a estabilização da atmosfera, por isso o inverno apresenta menor volume de chuva”, explica.

Previsão

Há 60% de chance de chuva prevista para o dia 30 de julho em Maringá. Segundo o Instituto Simepar, nessa data, deve chover 10 milímetros. Antes disso, a umidade relativa do ar continua baixa e o tempo seco predomina.

Orientação

A Defesa Civil de Maringá divulgou uma lista com cuidados especiais com as crianças durante a estiagem e tempo seco.

– Beber muita água;

– Lavar o nariz com soro fisiológico;

– Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência;

– Passar hidratantes apropriados na pele;

– Evitar passeios e esportes ao ar livre;

– Manter os ambientes umidificados;

– Evitar o uso de ar condicionado.

Sair da versão mobile