Em Maringá, dia mais quente de 2018 foi em dezembro


Por Victor Simião/CBN Maringá

O pastor Alisson Pires costuma beber cinco litros de água por dia. Mas em dezembro do ano passado, tomava 10 litros – o dobro, por causa do calor, disse ele, em entrevista à CBN Maringá.

Talvez ele não soubesse, mas aquele foi o segundo dezembro mais quente da história, segundo a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá. O período registrou 31,9º graus de média máxima. Ficando 0,1ºC abaixo do recorde, registrado em 1988 – quando os termômetros ficaram em 32ºC em média.

O dezembro passado, aliás, registrou o dia mais quente de 2018. No dia 12 a temperatura chegou a 36,3ºC. Tava tudo se encaminhando para ser o dezembro mais seco da história, porque até o dia 20 havia chovido pouco, mas depois a precipitação chegou – o que alterou o curso que vinha se desenhando, explicou o coordenador da Estação Climatológica, professor Leandro Zandonadi

E no mês de dezembro, muita, mas muita gente reclamou do calor. Para se ter uma ideia do calor, a média da temperatura mínima para o mês ficou em 21,5ºC graus – a maior da série histórica da Estação, que registra os dados desde 1979.

Sair da versão mobile