Hospital de Amor, de Barretos, quer unidade em Maringá


Por Monique Manganaro

Um projeto para implementação de uma unidade de prevenção do Hospital de Amor, de Barretos, foi apresentado nesta terça-feira (12), em Maringá. O tradicional “Hospital do Câncer” da cidade quer instituir duas unidades (uma fixa e uma móvel) para atender moradores de Maringá e região em exames de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O hospital já faz 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O oncologista Raphael Luiz Haikel Junior, um dos responsáveis pela apresentação da ideia, explica que o objetivo é somar esforços com a saúde pública de Maringá para acolher a maior quantidade possível de pacientes. “Essa interação da unidade matriz com instituições de Maringá e da região é [para] troca de experiências, troca de conhecimento, de protocolos. Nós vamos ensinar, mas também vamos aprender com o que já tem aqui na cidade. Então, é um engrandecimento como um todo: para quem já faz o tratamento e para o Hospital de Barretos, que vai conseguir ampliar a sua rede de contatos”, explica.

A reunião desta terça reuniu representantes do Hospital de Amor, da Prefeitura de Maringá, do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade (Codem), da Associação Comercial e Empresarial (Acim) e de entidades da área.

Atualmente, o Hospital do Câncer mantém nove unidades funcionando no Brasil, com esse mesmo modelo apresentado para Maringá, e, até o fim deste ano, a previsão é de que mais sete comecem a operar, completando 16 em funcionamento. No ano passado, de acordo com Haikel Junior, as unidades fizeram 200 mil exames de mamografia e diagnosticaram quase 800 casos de câncer de mama. Desses, conforme o oncologista, aproximadamente 70% eram casos iniciais, em que a mulher tem 95% de chance de cura.

De acordo com o especialista, esse momento inicial é para que o projeto seja estudado e, nas próximas reuniões, a ideia possa começar a ser concebida. A segunda reunião para discutir o projeto Hospital de Amor será em outubro, após as eleições.

Sair da versão mobile