Indústria 4.0 exige profissionais altamente qualificados


Por Carina Bernardino/ CBN Maringá

O som de maquinário ao fundo tem sentido. A população mundial já enfrentou três momentos de constante evolução. A 1ª Revolução Industrial usou água e vapor para mecanizar a produção. A 2ª usou a eletricidade para criar produção em massa e a 3ª usou eletrônicos e tecnologia da informação para automatizar a produção. E a 4ª Revolução Industrial, como será?

Especialistas apostam na integração do mundo físico e virtual, por meio de tecnologias digitais, como a inteligência artificial e internet das coisas. Tudo que pode ser conectado será conectado. Neste ano, a CBN Maringá vivenciou uma experiência diferente. Tinbot, o primeiro robô totalmente brasileiro, concedeu entrevista ao vivo.

O robô criado e desenvolvido em Maringá está em uso em empresas e instituições de ensino. Tinbot atende clientes e alunos. É a prova de quê a 4ª Revolução Industrial será movida pela internet ultrarrápida, cada vez mais presente em todo lugar.

Por isto, Maringá quer ser um pólo tecnológico do Paraná. A tecnologia é um dos quatro pilares do Masterplan, o planejamento da cidade até 2047, quando o município completará 100 anos. 

Maringá é a segunda cidade do Brasil em certificações de qualidade em tecnologia, atrás apenas de São Paulo. São mais de 400 empresas de softwares e quase 4 mil profissionais de TI. Mas para continuar crescendo, o fomento a inovação e educação não podem parar.

É que a Indústria 4.0 vai transformar o mercado de trabalho. Um estudo recente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial aponta que em até 10 anos pelo menos 30 novas ocupações irão surgir em oito áreas.

Engenheiro de cibersegurança, técnico em informação e automação, mecânico de veículos híbridos e projetista para tecnologias 3D são algumas delas. Pensando no futuro, o Senai está construindo dois novos institutos de inovação para qualificar profissionais, destaca um dos conselheiros da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Carlos Walter, em entrevista à CBN.

A inauguração dos institutos de inovação na cidade deve ocorrer em 2019. Atualmente, o Centro Tecnológico de Maringá conta com 1.218 alunos em cursos de qualificação, aprendizes e técnicos de nível médio. Segundo o gerente do Senai CTM, Luiz Antônio Mendonça, a 4ª Revolução Industrial necessita de mão de obra qualificada.

Para a Indústria 4.0 a política industrial brasileira precisa estar alinhada. O Sistema Fiep agendou para a próxima terça-feira (18) um encontro com candidatos ao governo estadual para apresentar as demandas do setor. São ações consideradas prioritárias para alavancar o segmento. O documento foi elaborado com base no Masterplan de Competitividade para a Indústria Paranaense 2031.

Sair da versão mobile