Itens avulsos compõem exposição no teatro Calil Haddad


Por Victor Simião/CBN Maringá

Em um primeiro momento, os itens expostos no térreo do teatro Callil Haddad parecem incomunicáveis. Mas, um olhar mais atento irá mostrar o contrário: os objetos fazem parte, sim, de um todo. A exposição “Gabinete de Curiosidades”, organizada pelo Patrimônio Histórico municipal, aguça o interesse do quem visitar o espaço.

Em cinco vitrines estão canecas comemorativas em formatos inusitados, paleta de pintura e até um kabuto, um capacete cerimonial japonês. Os materiais foram reunidos pela equipe do Patrimônio Histórico de Maringá.

“A ideia era exibir esses objetos que são curiosos, que são importante parte do acervo, mas que não fazem necessariamente um link com a parte maior do acervo. Então, tem objetivos de ferramentas e ofícios de pioneiros, presentes de outras cidades para Maringá. Temos, além da pintura, a paleta de pintura e os pincéis do pintor maringaense Waldemar Arana. Ou seja, além do objeto de arte, temos os objetivos mágicos que fazem a arte, que geralmente não entram como objetivos de exposição. E nessa exposição, esses objetivos conseguiram ser contemplados”, explica o curador, Hagá Galvão.

A exposição “Gabinete de Curiosidades” deve ficar no teatro Calil Haddad pelos próximos meses. O local pode ser visitado de segunda a sexta-feira das 8h às 21h; e aos fins de semana e feriados, das 8h às 20h. A entrada é gratuita.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile