Jovem fica gravemente ferido após explosão de gás no Jardim São Jorge


Por Monique Manganaro
Incêndio em Residência - Rua Caqui

Um jovem, de 22 anos, foi socorrido gravemente ferido após a explosão de um botijão de gás em uma casa na manhã desta sexta-feira (9), no Jardim São Jorge, em Maringá.

A vítima é Lucas Herreiro, natural de Astorga, mas que reside em Maringá.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu em uma casa da Rua Caqui, próximo ao Hospital Universitário (HU).

No local, os bombeiros encontraram a mangueira de gás – que liga o botijão ao fogão – solta e o botijão vazio.

Pelas imagens divulgadas pela corporação, é possível perceber que o fogo se alastrou e destruiu outros cômodos.

Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Paraná destaca os cuidados necessários para o manuseio e instalação de botijões de gás. Confira: 

Atenção na compra do produto

Ao comprar botijão de gás deve-se prestar atenção na identificação da distribuidora do produto. É importante que tanto o caminhão de entregas quanto o botijão tragam, claramente, a mesma marca da distribuidora. Todo botijão de gás deve trazer um lacre sobre a válvula. Esse lacre não pode estar violado e deve apresentar, também, a marca da distribuidora. Recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.

Como Instalar

Instalar o botijão de gás no fogão é coisa relativamente simples, mas que exige cuidados. Em primeiro lugar, é preciso usar uma mangueira de gás e um regulador de pressão de gás aprovados pelo Inmetro. A mangueira é transparente com uma tarja amarela e traz a inscrição NBR8613 e a data de validade.

O regulador de pressão tem a marca Inmetro gravada e é válido por cinco anos, após o que precisa ser substituído. Instale o botijão rosqueando a borboleta do regulador na válvula. Não use ferramentaspara fazer isso, apenas as mãos. Para ver se há vazamento, faça espuma de sabão e aplique sobre a válvula.

Se a espuma borbulhar é porque há vazamento. Repita a operação. Não se assuste com um pequeno vazamento, o gás não é venenoso e o botijão não irá explodir. Entretanto, caso o vazamento persista, é importante remover o botijão para um lugar ventilado e chamar a empresa distribuidora.

Atenção

Nunca deite o botijão de gás e nem o coloque em local fechado;

Não coloque qualquer tipo de dispositivo no regulador de gás como, por exemplo, manômetros para verificar a pressão;

Nunca use mangueira de gás diferente da aprovada pelo Inmetro. O tamanho da mangueira também não pode ser aumentado, então nem pense em fazer extensões juntando várias delas. “Gambiarras” não combinam com GLP;

Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes. Ao trocar o botijão, não deixe nenhuma chama acesa e nunca, jamais, em tempo algum tente ver se há vazamento usando um fósforo aceso;

Nunca aqueça o botijão para que ele “renda mais”. Se, ao chegar em casa, você sentir cheiro de gás, não acione o interruptor de luz nem acenda qualquer chama. Vá direto para as janelas e abra tudo. Depois remova o botijão para um lugar ventilado e chame a distribuidora de gás. É bom ter o telefone da sua distribuidora sempre à mão.

Reportagem atualizada às 13h20 para acréscimo de infpormações

Sair da versão mobile