Maior número de empregos pode ser preparação para vendas de fim de ano


Por CBN Maringá/Redação GMC

Maringá gerou em outubro mais que o dobro das vagas de emprego abertas em setembro. Foram 1.095 empregos formais, contra as 501 oportunidades criadas no mês anterior. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged ) foram divulgados na tarde desta quarta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o economista João Ricardo Tonin, o crescimento no número de empregos pode ser reflexo da preparação dos comerciantes para as vendas de fim de ano. “Provavelmente, o setor está se preparando para atender os clientes na época de Natal”, afirma.

O saldo maringaense também é positivo ao longo do ano, com 4.119 postos de trabalho. É o segundo melhor desempenho do Paraná na geração de empregos, atrás apenas de Curitiba, que de janeiro a outubro criou 16.702 vagas. No mês, Maringá fez 6.453 contratações e 5.358 demissões. O setor que mais contratou foi o de serviços, com 590 vagas geradas, seguido pelo comércio, com 397 e a indústria de transformação, com 134.

Segundo Tonin, o setor de serviços também cresceu em resposta à chegada do fim do ano. No entanto, a alta deve ser creditada principalmente ao crescimento do otimismo na economia. “Penso que alguns projetos que estavam engavetados estão sendo colocados em prática neste momento. A construção civil vinha sofrendo nos últimos anos. Com o crescimento das expectativas e do emprego, há maior incentivo para construção de novas unidades”, avalia o economista. No entanto, em outubro, a construção civil fechou o mês com saldo negativo de 24 vagas, conforme o Caged.

Geração de empregos em Maringá é cinco vezes maior que em Londrina

Comparando os dados da cidade maringaense com os de Londrina, a geração de empregos foi quase cinco vezes maior no mês passado. É que Maringá abriu 1.095 vagas, enquanto Londrina gerou 229. No acumulado de 2018, de janeiro a outubro, o saldo na geração de empregos da cidade londrinense é de 61 vagas e, de Maringá, passa de 4,1 mil. Com esses números, Maringá está na 19º posição no Brasil e na 2º posição no Paraná.

Já Curitiba gerou em outubro 2.215 vagas, sendo 842 somente no setor de serviços. No Paraná, o saldo de empregos é de 6.937 oportunidades e em todo o país foram criadas 57.733 vagas formais. É o quarto mês consecutivo que o Brasil registra saldo positivo na geração de empregos.

Com informações da repórter Carina Bernardino/CBN Maringá

Sair da versão mobile