Mais de 3 mil pessoas desfilam no dia 7 de setembro


Por Redação GMC

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nesta sexta, feriado de 7 de Setembro, às 9 horas, o tradicional desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. Seguindo a tradição do país, em Maringá a comemoração terá participação de mais de 3,1 mil pessoas, que desfilarão na avenida XV de Novembro (em frente ao Paço Municipal).

Os preparativos para a homenagem tiveram início com a inscrição das 50 instituições confirmadas, bem como a organização das alas, neste ano, dividas em ′militar′, ′convidados′ e ′motorizada′ (confira todos as instituições participantes abaixo). Além de autoridades locais, a expectativa é de que o evento seja apreciado também por público expressivo. Uma arquibancada, com capacidade de comportar 2,5 mil pessoas, segue em fase de instalação na avenida XV de Novembro, para maior conforto da comunidade.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando, destaca a importância do evento tanto para a cultura nacional, quanto para o patrimônio histórico do município. “Embora seja uma festividade alusiva à Independência do Brasil, temos em mente que desfiles fazem parte da história de Maringá. A tradição, iniciada em 1948, com o primeiro desfile em comemoração ao aniversário da cidade, deu sequência a este formato comemorativo em eventos anuais. Abraçamos este projeto com a percepção da importância histórica dos desfiles para o nosso patrimônio imaterial”, afirma.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) interdita nesta quarta, 5, a avenida XV de Novembro, no trecho entra a Duque de Caxias e Getúlio Vargas, para instalação de palco e finalização da arquibancada.

No dia do desfile, a partir das 7 horas, o bloqueio é ampliado entre a rua Silva Jardim e avenida São Paulo. Na data, o trânsito deve ser liberado por volta das 11h30, enquanto o estacionamento da Praça Renato Celidônio será liberado no sábado.

História

O marco da data traz novos simbolismo neste ano. Embora o grito de “Independência ou Morte” de Dom Pedro I tenha ocorrido no dia 7 de Setembro de 1822, mas margens do Rio Ipiranga de São Paulo, a independência do Brasil foi assinada pela princesa Leopoldina cinco dias antes no Rio de Janeiro. A chefe de estado interina assinou o documento no ′Palácio Real′, que se tornou o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destruído por um incêndio, também num dia 2 de setembro. Exatos 192 anos de história dividem o marco da independência e o incêndio que destruiu parte da história natural do país.

Sequência do desfile

A ala militar abre o desfile e terá a participação do Tiro de Guerra, Bombeiros, Samu 192, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Departamento Penitenciário, Guarda Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Já a ala de convidados contará com o BMW Eventos, Ballet Municipal, Secretaria de Educação (Seduc), Clube do Carro Antigo, Apae, Associação Passantes e Pensantes, Lions Clubes, Nova Era Kotekitai e Taiyo Ongakutai, Terapia da Alegria, Clubes de Desbravadores e Aventureiros, Grupo Shaolin Wudang Kung Fu, Ordens Demolay, Filhas de Jó, Grupo de Danças Folclóricas Fogança, Escoteiro Novo Horizonte e Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena.

Ainda participam da ala de convidados a Banda Musical Joubert de Carvalho, Colégio Estadual Vinícius de Morais, Legião da Boa Vontade, Cocamar – Projeto Cultivar, Som Da Banda, Acema, Colégio Marista, Organização Procura de Órgãos, CTG Rincão Verde, Grupo Escoteiro Verde Canção, Associação dos Rotarianos – Emilio Germani, Paraná Vida Cursos e Treinamentos, União Metropolitana Paradesportiva de Maringá, Aeroclube Regional, Grupo Amigos de Caminhada e Associação Protetora Dignidade Animal.

Encerrando o desfile, a motorizada terá a participação da Jardineira Maringá Turística, Via Brasil Eventos (Árvore Falante), Associação Clube Amigos do Fusca de Maringá, Clube do Carro Antigo de Maringá, Clube dos Jipeiros e Gaioleiros de Maringá e Grupo GBS (Viação Garcia) e AMM Advenstint Motorcycle Ministry.

Veja o mapa do evento e a lista com todas as entidades que participarão do desfile.

Reportagem atualizada às 16h19 para acréscimo de informações.

Sair da versão mobile