′Maria Fumaça′ passa por processo de restauração


Por Redação GMC

Iniciada na quarta-feira (18), a reforma da Locomotiva 608, também conhecida como ′Maria Fumaça′, segue com intervenções e serviços de lavagem com desengraxantes. A reforma prevê limpeza intensa de toda locomotiva, com lixamento e aplicação de produtos removedores. Os serviços de restauração estão sendo realizados no Parque do Ingá, local onde está instalada desde 1973. Os trabalhos deverão ser finalizados em até 120 dias. O investimento total é de R$ 113.700,00.

Entre os serviços previstos, já foram realizadas lavagem completa de toda locomotiva e retirada das áreas enferrujadas. Nesta semana, a equipe segue com processo de limpeza da pintura e isolamento no entorno da Maria Fumaça, dando sequência na desmontagem das peças e restauração dos detalhes em oficina, revisão do piso, polimento do sino e demais peças de bronze.

Antes mesmo de ser iniciada a revitalização, a administração municipal investiu mais de R$ 56 mil para reforma da cobertura da locomotiva. A reforma contemplou a substituição da cobertura de madeira por estrutura metálica, restauração de esquadrias, paredes e grades, iluminação, entre outras ações, para intensificar a preservação da locomotiva contra condições climáticas.

História

Oficialmente, em 1954, a “locomotiva 608” foi a primeira a puxar um trem que chegou em Maringá, sendo doada pelo engenheiro Renato Meister. A Maria Fumaça inspirou o eslogan “Histórias que constroem” e a identidade visual utilizada em todos os eventos da programação oficial de 70 anos de fundação do município.

Por Diretoria de Comunicação da PMM

Sair da versão mobile