704 vagas de empregos temporários devem ser criadas até dezembro


Por Carina Bernardino/CBN Maringá

Quem está desempregado ainda tem chance de fechar 2019 com a carteira assinada, mesmo que a contratação seja feita por tempo determinado. É que segundo dados Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), devem ser abertas até dezembro 704 vagas temporárias na cidade em vários setores.

Os cálculos são da economista Yasmine Mendonça, a partir da análises de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia. Ela ressalta que o balanço anual de contratações é considerado atípico, porque de janeiro a agosto foram criados 1.259 empregos temporários no município.

Em anos anteriores fechados, a quantidade foi bem menor. Em 2017, por exemplo, a cidade abriu 727 vagas e em 2018, 676. Ou seja, os números mostram a recuperação da economia maringaense.

Em relação às vagas temporárias criadas neste fim de ano, dois setores tendem a se destacar: a indústria e a construção civil, seguidos pelo setor de serviços.

Se continuar no ritmo atual de contratações e, se as estimativas se confirmarem, Maringá deve fechar o ano com 1.963 empregos temporários criados, que são aqueles com carteira assinada por tempo determinado, como pelo período de três meses.

Sair da versão mobile