Maringá contabiliza três mortes por câncer infantojuvenil


Por Carina Bernardino/CBN Maringá

Maringá registrou três mortes em decorrência do câncer infanto-juvenil desde o início do ano, de acordo com o segundo o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. O “Setembro Dourado” é o mês de prevenção contra o câncer infantojuvenil e de conscientização da população sobre a doença.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 12,5 mil crianças e adolescentes serão diagnosticadas com câncer neste ano no país e o pico de incidência é dos 4 aos 5 anos. Atualmente, no país, o índice de cura do câncer infantojuvenil é de 70%. Os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes são: leucemia, sistema nervoso central e linfoma.

Alerta

Os principais sintomas do câncer pediátrico são: febre prolongada e sem causa aparente, aparecimento de caroços em qualquer parte do corpo, dor de cabeça persistente associada a vômitos pela manhã, dor óssea ou nas articulações e palidez ou manchas roxas espontâneas. Conforme a Secretaria de Saúde, a chance de cura é maior quando há diagnóstico e tratamento precoces.

Sair da versão mobile