Índia, Nigéria, Peru… Conheça as ‘Maringás’ ao redor do mundo


Por Redação GMC Online

Você já deve ter ouvido sobre cidades com o mesmo nome, mas localizadas em países diferentes. É o caso de Paris, na França, e a sua homônoma no Texas, Estados Unidos. Ou então Córdoba, que existe tanto na vizinha Argentina, como na Espanha.

Essa coincidência também ocorre com Maringá. As cidades “xarás” estão espalhadas por todo o mundo, estando presentes na Ásia, África, América Latina e até mesmo no Brasil. Confira algumas irmãs distantes e, quem sabe, uma delas pode virar o seu próximo destino nas férias.

– Maringá, Borno, Nigéria

Existe uma Maringá na África. Ela fica no estado de Borno, na Nigéria. Há poucas informações sobre o local na internet. Não há nem estimativa populacional, sugerindo que a região seja uma aldeia.

O clima do local é tropical. A temperatura média anual é de 26.9 C e média anual de chuva é de 869 milímetros, segundo o Climate Data. 

O estudo “Northeast Nigeria Joint Livelihood and Market Recovery Assessment” (Avaliação da Subsistência Conjunta e da Recuperação do Mercado no Nordeste da Nigéria), publicado em 2017 pela Mercy Corps, uma organização global, aponta que Maringá é a maior produtora de milheto no Sul de Borno e seu milho é consumido como substituto do arroz.

“A evidência anedótica sugere que os deslocados internos que vieram para a área trouxeram conhecimento e cultivo de milheto”, diz o documento. O milheto é um cereal muito cultivado na África e usado na alimentação humana. No Brasil, é utilizado na nutrição animal.

Há cerca de 160 quilömetros de Maringá existe um Patrimônio Mundial da Unesco, a Paisagem Cultural de Sukur. Foi nomeada patrimônio mundial em 1999. O local é composto pelo Palácio do Hidi (Chefe) e sua paisagem é caracterizada por terraços nas terras agrícolas, estruturas de pedra seca e calçadas pavimentadas de pedra.

– Maringa, Junín, Peru

A Maringá do Peru, localizada no departamento de Junín, fica a 279km de Lima, capital do país. Nenhuma informação detalha foi encontrada sobre o local, mas a vila fica próxima a Rio Negro, um distrito conhecido pelo turismo em suas paisagens naturais (veja o vídeo abaixo).

A região de Junín está presente na parte central da floresta amazônica que se estende pelo Peru, ocupando a área de 12.689,24 km². Conforme o censo de 2005, a densidade populacional era de 7,4 hab/km².

A estação do Verão é curto, quente, seco e de céu quase encoberto. Já o Inverno, é morno e de céu encoberto. De clima ameno, a temperatura anual varia de 21°C a 33°C; raramente se apresenta inferior a 19°C ou superior a 35°C.

– Maringá, Cabo Delgado, Moçambique

Em Moçambique, na província de Cabo Delgado, também existe uma Maringá. A região do sudeste africano apresenta um clima tropical. As chuvas são muito mais intensas no verão que no inverno.

A temperatura média anual é de 24.2ºC. O clima no país é classificado pelo sistema Köppen-Geiger, Aw, como uma região de clima tropical savânico. O valor pluviométrico durante o Inverno, período com menor índice de chuvas no país, atinge um valor pluviométrico inferior a 60mm, cerca de 4% da precipitação anual.

As informações sobre o local são escassas, também não há estimativa populacional. Assim, supõe-se que a região pode se tratar de uma aldeia.

Cabo Delgado está cotada para se tornar um dos 10 principais produtores de gás natural, dentro de dez anos. A descoberta do combustível fóssil na região está levando empresas multinacionais a investir milhões de dólares naquela que pode ser a “maior reserva de gás natural da África”, de acordo com o The Economist.

– Maringa Gudde, Karnataka, Índia

A xará da nossa cidade que se encontra ao sul da Índia, na verdade, trata-se de uma colina. O pico de Maringa Gudde fica 97 metros acima do nível do mar.

Os arredores da montanha é de terreno plano e densamente povoado, com 591 hab/km². A comunidade mais próxima fica a distância de 4,9km. Maringa Gudde é rodeada pela floresta de savana.

A região é caracterizada pelo clima tropical de monção, tendo como temperatura média anual 25°C. O Verão atinge a média de 28°C, enquanto o mês mais frio, julho, chega a 20°C. O índice pluviométrico médio anual é de 3.703 milímetros.

A população em torno da colina é majoritariamente agrícola, cultivando principalmente arroz, o cereal conhecido como sorgo (jowar) e o millet (ragi), muito utilizado na culinária indiana e sul-asiática. No Brasil, o grão é conhecido como Capim-pé-de-galinha-gigante.

– Maringa-Lopori-Wamba, Província do Equador, República Democrática do Congo

Localizada na região norte central da República Democrática do Congo, Maringa-Lopori-Wamba é uma reserva ecologicamente sensível. Ocupando 74.000 km², 90% de sua área total é coberta por floresta.

A planície é caracterizada por uma rede de rios, passíveis de navegação a canoa. Os rios principais que banham a região são Lopori, Maringa, Yokokala, Lomako and Bolombo. As bacias hidrográficas são de manejo natural. MLW, como é chamada, possui um valor pluviométrico relativamente alto, superando 1.900mm por ano.

Por se tratar de uma área remota, menos de 8% da área é dominada pela população humana, incluindo a ocupação de fazendas e plantações. A maioria dos habitantes são membros do grupo étnico Mongo, mas também há a presença de indígenas Batswa e Kitiwalists (Testemunhas de Jeová). A densidade demográfica era de 8 hab/km², segundos dados de 2008.

O projeto da reserva de Maringa-Lopori-Wamba foi inciado em 2004, pela African Wildlife Foundation (AWF), financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através do Programa de Desenvolvimento Regional da África Central (CARPE).

O objetivo estratégico do projeto é reduzir a destruição do habitat e a perda da biodiversidade através de melhores investimentos no meio-ambiente por governos a níveis local, regional e nacional, por toda a extensão da planície.

– Nova Maringá, Mato Grosso, Brasil

Inspirado na Cidade Canção, o município do Mato Grosso foi fundado em 1969 pelo maringaense Antônio José da Silva, em 26 de agosto. De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pacata cidade conta com a população de 8.428 habitantes.

Ambas enfrentam altas temperaturas no verão, porém, Nova Maringá ainda é mais quente, com a sensação térmica chegando a atingir os 40°C. A cidade conta como atrativo a beleza natural de seus riachos, trilhas, montanhas, grutas e cachoeiras.

No quesito área da unidade territorial, a Nova Maringá nos ganha com folga com seus 11.555,987 km², enquanto Maringá, no Paraná, tem 487,052 km². A grande extensão territorial da Nova Maringá se justifica por causa da economia local, que é baseada no agronegócio e na indústria madeireira. Leia mais aqui sobre Nova Maringá.

– Maringá, Rio de Janeiro

Na região de Visconde de Mauá, entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, no alto das montanhas da Serra da Mantiqueira, existe uma Vila Maringá. Ao redor de morros, com cachoeiras de águas cristalinas, muito artesanato, pousadas e gastronomia, o local é propício para turismo.

Próxima à cidade, Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas e conhecidas da região, com uma piscina natural para relaxar e atividades radicais, como o rapel.

Daqui de Maringá, no Paraná, até a a região de Visconde de Mauá são 938 quilômetros. O principal acesso para a região de Visconde de Mauá é pela Rodovia Nova Dutra no km 311 entre as cidades de Resende (RJ) e Itatiaia (RJ).

São dezenas de pousadas na vila. Chalés no estilo rústico, com lareira, banheira de hidromassagem… As opções podem ser conferidas pelo portal Visconde de Mauá, que reúne todas as pousadas da região.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile