Maringá: número de cirurgias e consultas médicas especializadas cai


Por Victor Simião/CBN Maringá

O número de cirurgias e consultas médicas especializadas caiu em Maringá. Os dados são relativos aos serviços públicos de saúde. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram feitos 52 mil procedimentos do tipo. No mesmo período do ano passado, 123 mil.

Atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento Zona norte e Zona Sul também caíram. Neste ano, foram 98.513 atendimentos. No primeiro quadrimestre de 2019, 134 mil. Os dados foram apresentados em audiência pública de prestação de contas, na Câmara de Maringá, nesta quarta-feira, 27.

O motivo é o coronavírus que suspendeu muitos exames e cirurgias, explicou o secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto.

“Muitos desses procedimentos estão aguardando ainda autorização. O próprio Cisamusep, que é o consórcio do qual nós fazemos parte, ainda não voltou a sua atividade. Muitas consultas e muitos exames eram realizados pelo consórcio, e devem voltar a partir de 15 de junho para ter a liberação. Neste ano nós fizemos 35 mil exames e 22 mil consultas especializadas, entre elas pelo menos 4 mil eletros e 19 mil entre ultrassom e raio-x, mas é metade do que nós fizemos no primeiro quadrimestre do ano passado, em consequência da Covid-19”, destacou Biatto.

 

“Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile