Maringá registra dois casos de sarampo em 2019


Por Victor Simião/CBN Maringá

Maringá registrou dois casos de sarampo em 2019. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde e foi divulgado nesta quinta-feira (19) por meio do Informe Epidemiológico. As vítimas são pessoas entre 20 e 29 anos.

Além de Maringá, com dois casos, Curitiba e Ponta Grossa registraram a doença também. Em cada uma dessas cidades há registro de um caso. Ao todo, o Paraná tem 13 registros confirmados de sarampo até quarta-feira (18). 147 seguem sob investigação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os 13 casos são importados. Ou seja, foram causados por pessoas que viajaram para São Paulo e Santa Catarina. Até o início de agosto, o Paraná estava há 20 anos sem registro da doença. O último caso era de 1999.

O sarampo é um vírus que pode causar doenças como pneumonia e meningite. A transmissão ocorre pela respiração, espirro e tosse. A doença tem alto poder de contágio.

A CBN ligou para o celular do secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, mas o aparelho estava fora de área. A informação é de que ele irá se pronunciar sobre o assunto na manhã desta sexta-feira (19).

Sair da versão mobile