Maringá tem agosto mais chuvoso da história, diz estação da UEM


Por Letícia Tristão

Agosto de 2018 foi o mais chuvoso da história de Maringá, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que começou os registros em 1976. Foram 257.1 milímetros de chuva no mês. A máxima histórica registrada era de 219.8 milímetros, em agosto de 2008. De acordo com a Estação Climatológica, em agosto chove em média 61.1 milímetros.

Segundo o coordenador da Estação, professor Leandro Zandonadi, a explicação está nas frentes frias. “Os fenômenos que estão associados à chuva no inverno são as frentes frias, e nesse agosto o número foi além do normal. Isso influenciou no volume de chuva”.

Isso porque neste inverno, no litoral do Sul e Sudeste do Brasil, as águas do Oceano Atlântico estavam mais quentes que o normal, e águas quentes atraem massas de ar frio. “As frentes frias vêm na frente das massas de ar frio, e normalmente estão associadas a grandes volumes de chuva”, explica Leandro.

Mais números

Conforme Leandro, desde 1976, o agosto de 2018 foi o mais chuvoso da série histórica. “Choveu 320% a mais do que a média, o que significa 196.1 milímetros acima do esperado”, calcula.

Se comparado a janeiro, que normalmente é o mês mais chuvoso do ano, agosto superou em porcentagem. Em janeiro de 2018, foram 357.7 milímetros de chuva, 65% acima da média, que é 216 milímetros.

Em agosto choveu 257.2 milímetros, porém, foram 320% acima da média, que é 61.1 milímetros. “Foi um agosto atípico, muito mais chuvoso para a época”, diz.

Sair da versão mobile