Mau cheiro volta a Maringá e prefeitura fiscaliza empresas


Por Victor Simião/CBN Maringá

Fiscais do meio ambiente da Prefeitura de Maringá fizeram uma vistoria, na manhã deste sábado (23), na empresa Maringá Orgânicos, na zona norte da cidade. Por lá, tiraram fotos e fizeram anotações. O objetivo era saber de onde estava vindo o mau cheiro que foi intenso na noite dessa sexta feira (22) na cidade.

Diversas reclamações foram feitas e a principal região atingida pelo mau cheiro é a zona norte, explicou a diretora de fiscalização de meio ambiente do município, Juliana Kerkhoff, em entrevista à CBN Maringá.

“Nós viemos fazer uma verificação para ver se há alguma anormalidade haja vista as diversas reclamações que recebemos na noite de ontem. O biólogo fez os levantamentos dele, avaliou uma série de situações e vai fazer o laudo na segunda-feira”, explicou.

Na sexta feira, três empresas foram vistoriadas. Ao longo do sábado, ao menos mais duas ainda vão ser fiscalizadas. A Sema ressaltou que ainda não é possível apontar responsável porque há várias possibilidades, inclusive a de alguém de fora vir a Maringá fazer descartes irregulares.

A Maringá Orgânicos é uma empresa que faz compostagem. Por falta de biofiltro, a empresa chegou a ser impedida de receber produtos por parte da Prefeitura, mas conseguiu uma liminar na Justiça e voltou a operar. Ainda falta o biofiltro, diz Juliana. “Empresas que geram odor devem investir em formas de neutralização de odor.”

A CBN entrou em contato com a direção da Maringá Orgânicos. A diretoria disse que não sabia o motivo da fiscalização e que vai se manifestar somente quando souber.

O mau cheiro em Maringá tem sido assunto nos últimos meses. Inclusive, empresas têm recebido multas e sendo notificadas por irregularidades.

Sair da versão mobile