MP recebe primeira denúncia eleitoral na história da UEM


Por Letícia Tristão com informações de Luciana Peña

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recebeu uma denúncia contra a chapa 3, que disputou e venceu a eleição para reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No segundo turno, os professores Julio Damasceno (atual vice-reitor) e Ricardo Dias, venceram a eleição apertada. Mas, a poucos dias da posse da nova reitoria, em 10 de outubro, surge uma denúncia contra a chapa 3.

O denunciante foi o professor Ilton de Carvalho Junior, do departamento de geografia. Ele afirma que a chapa 3 fez de uso da máquina administrativa. A principal acusação é a entrega de um relatório de gestão da reitoria quatro dias antes da eleição. Ele diz ser a primeira denuncia de fraude eleitoral na história da universidade.

O caso foi levado ao Ministério Público que instaurou uma notícia de fato – primeiro passo para uma apuração. O professor também ingressou com uma ação na Justiça comum. Ilton apoiou a chapa 2.

OUÇA A ENTREVISTA

A denúncia também foi enviada à Controladoria Geral do Estado, à Casa Civil do Governo do Estado e à Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior. A denúncia foi levada ao MP em 17 de setembro e a notícia de fato instaurada no dia 20.

A reitoria da UEM informou que não foi notificada sobre a denúncia e que só irá falar a respeito após a notificação.

Atualizado às 16h15 – Leia na íntegra a nota divulgada pela UEM: “A respeito da notícia veiculada na imprensa sobre o resultado do processo eleitoral para a Reitoria da UEM, até o presente momento não existe qualquer notificação oficial sobre o conteúdo da matéria, razão pela qual a UEM não tem condições de se manifestar. 

De qualquer modo, ressalta-se que o processo eleitoral, conduzido por Comissão Eleitoral constituída para este fim, proclamou o resultado da eleição com a vitória da Chapa 3, composta pelos professores Júlio César Damasceno e Ricardo Dias Silva, sem qualquer contestação.

O Conselho Universitário, por sua vez, homologou por unanimidade o resultado, que consagrou a vontade soberana da comunidade interna da Universidade.

Corroborando todo o processo, por meio do Decreto n. 11.221, de 27/09/2018, publicado no Diário Oficial do Estado, os referidos professores foram nomeados, respectivamente, como Reitor e Vice-Reitor desta universidade.

Foto de capa: divulgação/ASC UEM

Sair da versão mobile