Para Marchese, aumento de 12,13% na tarifa de água é injusto


Por Monique Manganaro, com informações de Gilson Aguiar/CBN Maringá

Em entrevista à CBN Maringá na manhã desta sexta-feira (25), o deputado estadual Homero Marchese (PROS) considerou injusto e inadequado o reajuste de 12,13% na tarifa de água do Paraná. Nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado voltou atrás e aprovou o aumento solicitado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

“Um reajuste de 12% numa tarifa de um serviço essencial como a água, o bom senso já indica que tem alguma coisa errada. Em nosso gabinete, a gente fez um trabalho para indicar que a metodologia utilizada pela Sanepar para calcular esse reajuste é muito benéfica para a empresa e não faz justiça com os usuários. É algo inaceitável e, o que pouca gente sabe, é que, da maneira como está a metodologia, se nada for feito, nos próximos seis anos a água vai subir mais do que a inflação”, avalia o deputado.

Durante a conversa na CBN, Marchese comentou, ainda, sobre uma possível candidatura à Prefeitura de Maringá. Ele não nega ser candidato, mas é preciso avaliar. O deputado reforça que se elegeu ao cargo fazendo um bom trabalho na Câmara de Vereadores. Mas, no momento, precisa trabalhar na Assembleia Legislativa do estado.

“Vamos pensar nisso. Eu penso que preciso trabalhar muito como deputado estadual, e caso a cidade precise, no ano que vem, a gente vai avaliar. De qualquer forma, acho que é preciso mudança na nossa administração”, disse.

Marchese garante que, muito provavelmente, caso não concorra à Prefeitura de Maringá, deve apoiar um dos candidatos. “Eu não costumo ficar em cima do muro”, afirmou.

https://old.gmconline.com.br/wp-content/uploads/2020/06/6ef66d438521b1baa73177bdc16465af.mp3

No Paraná, existem reclamações de muitos contribuintes sobre o preço da conta de água que aumentou consideravelmente a partir do momento em que hidrômetros foram trocados no Paraná. Ao GMC Online, o deputado disse estar aguardando a resposta da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) sobre os esclarecimento solicitados a respeito da fiscalização desses equipamentos. “Não são 5%, ou 10%, é o dobro [de aumento], tem casos dizendo isso. E a gente quer saber o que a Agepar está fazendo em relação a isso. Se está pegando, por amostragem, algumas cidades do Paraná para avaliar os hidrômetros daquela cidade, se está aferindo os equipamentos, se está exigindo laudo de aferição”, esclareceu Marchese.

Quando perguntado sobre a própria atuação dentro da Assembleia Legislativa até o momento, o deputado foi objetivo: nota 9. “Eu acho que a gente tem feito um trabalho muito legal. A gente teve bastante destaque em nosso mandato. A gente encampou pautas muito interessantes: o fim da aposentadoria para ex-governadores, redução de ICMS sobre o querosene de aviação, redução do reajuste de água. Apresentamos projetos bons que ainda estão tramitando. Não vou dar nota 10, mas acho que na medida do possível a gente fez um trabalho muito bom”, considerou.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile