Visita autoguiada: Parque do Ingá vai receber sistema de QR Code


Por Redação GMC Online

Os visitantes do Parque do Ingá poderão passar por uma experiência diferente: serão instaladas placas informativas para a realização de visita autoguiada, com o sistema de QR Code (resposta rápida em código de barras que pode ser escaneado por celulares equipados com câmera) espalhadas pelo interior do parque. A iniciativa é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e Diretoria de Turismo.

Para usar o sistema de QR Code, não é necessário baixar algum tipo de aplicativo. Todos os celulares equipados com câmera podem ter acesso a informações que o código pode disponibilizar. O objetivo é disponibilizar a informação na palma da mão – literalmente – dos moradores e turistas que visitarem o parque.

′′Queremos tornar a experiência do visitante mais atrativa, uma vez que, além dos aspectos estéticos da visita, o turista vai levar um grande aprendizado dos atrativos do Parque do Ingá′′, afirma o diretor de Turismo, Luiz Fernando.

As informações disponibilizadas serão exibidas em texto e em sistema de áudio, facilitando a acessibilidade aos visitantes que tenham deficiência visual. As placas serão fixadas em pontos estratégicos do parque, como o museu biológico, lago, pedalinhos, gruta Nossa Senhora Aparecida e Jardim Japonês.

′′O sistema QR Code no Parque do Ingá dará informações turísticas, culturais e ambientais de fácil acesso sobre o local. Em especial, a história do parque e a importância do cuidado com o meio ambiente′′, afirma o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antônio de Azevedo.

A previsão é de que o sistema seja instalado até o fim de agosto, conforme a prefeitura.

Saiba mais

As visitas também podem ser realizadas com guias especializados, mediante agendamento. Grupos interessados em fazer visitas ecológicas e ambientais no Parque do Ingá devem agendar dia e horário pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br. As visitas contam com o auxílio de estagiários do curso de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Por assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá

Sair da versão mobile