Pela 1ª vez, desfile de aniversário de Maringá será na Tiradentes


Por Redação GMC

Pela primeira vez na história de Maringá, o desfile de aniversário da cidade será realizado na Avenida Tiradentes, entre as avenidas Herval e Duque de Caxias.

A comemoração de 72 anos da fundação da Cidade Canção terá como grande cenário a Catedral e homenageará as mulheres pioneiras. O evento será realizado no dia 13 de maio (segunda), a partir da 9 horas.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando, ressalta que a Avenida Brasil, local onde antigamente eram realizados o desfile, tinha sido cogitada, porém, as movimentações de ônibus e usuários na praça Raposo Tavares inviabilizaram o projeto.

“Além da Brasil, o desfile foi realizado nas avenidas Herval, Pedro Taques e outras vias. A avenida Tiradentes, na região da Catedral, será um teste que poderá reduzir o impacto na mobilidade urbana, além de ter um belo cenário e potencial turístico”, afirma Miguel Fernando.

Com o tema “Mulheres do Ingá: a força e a representatividade das mulheres maringaenses”, a Secretaria de Cultura (Semuc) quer valorizar a força das pioneiras na construção da cidade.

“As questões históricas têm focado os homens. Nosso objetivo é ressaltar as lavadeiras que utilizavam o riacho do Parque do Ingá, as educadoras que participaram na construção do ensino e outras mulheres que marcam a história do município, como a própria cabocla de Joubert de Carvalho que inspira o nome da cidade”, enfatiza.

Inscrições

A Semuc abriu as inscrições para participação do desfile que devem ser feitas até o dia 20 de abril AQUI ou na própria Semuc (Avenida Doutor Luiz Teixeira Mendes, 2.500 – Teatro Calil Haddad). Podem participar instituições educacionais públicas, particulares e filantrópicas, movimentos culturais e entidades sociais representativas da comunidade maringaense.

Sair da versão mobile