Perdeu a superlua desta segunda? Saiba quando será a próxima


Por Monique Manganaro

A lua se tornou assunto nesta segunda-feira, 9. Isso porque foi possível observá-la aproximadamente 30% maior em relação aos dias “normais” de lua cheia. Ocorreu nesta segunda-feira, pela segunda vez no ano, o fenômeno conhecido como “superlua”.

A superlua “aparece” quando o satélite, na fase cheia, chega ao perigeu, o ponto mais próximo possível da Terra. Assim, ele fica visivelmente maior. O brilho, inclusive, chega a ficar, em média, 14% mais intenso, segundo especialistas.

O melhor horário para observar o fenômeno desta vez foi às 19h. No entanto, de acordo com o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, a superlua ficou visível durante toda a noite. “É mais bonita para ser vista próxima ao horizonte, quando nasce ou quando se põe. Mas durante toda a noite é visível”, detalha.

Segundo ele, apesar de ser dado como raro em algumas notícias, o fenômeno não é tão incomum quanto se imagina. “A lua no perigeu temos a cada 28 dias, mas [para coincidir com a] lua cheia acaba demorando um pouco mais”, explica.

A terceira e última superlua de 2020 ocorre em 7 de abril. Após essa data, o fenômeno volta a se repetir apenas no ano que vem, em maio.

Registros

Em Maringá e região, a superlua rendeu belas imagens. No Instagram, o fotógrafo Thiago Louzada compartilhou a fotografia que conseguiu e mostrou com clareza o espetáculo que pode ser observado no céu.

O astrônomo amador Maico Zorzan também fez registros da superlua. Enquanto observava, ele fotografou o fenômeno na área rural de Marialva, na estrada Santa Fé. Ao fundo, está a cidade de Arapongas.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile