Prefeitura de Maringá detalha regras para abertura de academias


Por Lethícia Conegero, com informações de Victor Simião

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Maringá detalhou as regras para a abertura de academias na cidade. O decreto municipal nº 637/2020, que autoriza o funcionamento desses estabelecimentos, foi publicado no último dia 8, e a decisão passa valer na segunda-feira, 18. A assessoria de imprensa da prefeitura anunciou que a publicação da portaria nº 049/2020 seria feita nesta quinta-feira, mas a data foi adiada para esta sexta. 

No documento assinado pelo secretário Jair Biatto e divulgado para a imprensa, a Saúde regulamenta o seguinte: as academias poderão funcionar para quem tem entre 16 e 60 anos – nem mais e nem menos. Além disso, diabéticos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 também não poderão ir a esses locais.

Usuários só poderão ficar no local durante o período de treinamento. As aulas/sessões deverão ter no máximo 40 minutos para exercícios – os 20 minutos restantes, que completam o período de uma hora, deverão ser utilizados para limpeza da academia.

A portaria veda o compartilhamento de aparelho durante os exercícios, ou seja, o atleta não poderá fazer uma série e descansar enquanto o outro faz o exercício no mesmo aparelho. Cada um deverá terminar toda a série, limpar o local e só depois passar para o outro usuário.

Aulas em turma só poderão ter no máximo cinco pessoas, com distância de quatro metros entre elas. Piscinas e saunas não poderão ser usadas, e aulas de natação e artes marciais seguem proibidas. Embora tenha havido uma reunião dos proprietários de academia de artes marciais com o prefeito Ulisses Maia nesta semana, não há data para a volta desse setor em específico.

É obrigatório o uso de máscaras, preferencialmente de tecido, por todos os frequentadores do estabelecimento, sejam colaboradores ou alunos. Cada aluno deve receber, à entrada, um kit de limpeza composto por álcool 70° e material para aplicação, preferencialmente lenços ou toalhas de papel, que serão utilizados em todos os equipamentos, aparelhos e instrumentos antes e depois de seu uso.

O horário de funcionamento das academias não está descrito na portaria.

Atualização – De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá, novos detalhes precisaram ser revistos na portaria e o documento deve ser publicado oficialmente apenas nesta sexta-feira, 15, com todas as regras definidas. 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile