Produção de lixo doméstico deve aumentar 50% em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá

Com as pessoas dentro de casa, em isolamento social, a expectativa é que o volume de lixo doméstico aumente 50% em Maringá. O lixo que era produzido pelos restaurantes é um exemplo. O descarte era responsabilidade das empresas contratadas pelos grandes geradores. Agora, com as pessoas fazendo comida em casa ou pedindo marmita, os resíduos vão para o lixo convencional.

Só nesta segunda-feira, 23, será possível avaliar o aumento. A prefeitura está preocupada e pede que a população reduza a produção de lixo.

“Nós estamos muito preocupados com essa questão porque, como a população vai ficar em casa, seguindo o que o decreto está determinado, em quarententa, consequentemente, vai aumentar a quantidade de resíduos que elas vão ter em casa. Então nós estamos também pedindo, por favor, para que a popação, agora mais do que nunca, reduza o consumo. Não só em relação a compra, de comprar somente o necessário no mercado, mas dentro de casa”, explica a diretora da coleta seletiva, da Secretaria de Serviços Públicos, Aline Gava.

Outra preocupação é com os recicláveis. As cooperativas vão deixar de recolher o material. O serviço de coleta seletiva está suspenso temporariamente. Os cooperados têm medo de contaminação porque estudos apontam que o vírus permanece ativo por até quatro dias sobre as superfícies.

A Semusp reforça a informação de que mesmo com o coronavírus a coleta convencional não vai parar e nem reduzir o número de servidores do setor. O serviço é considerado essencial.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

Sair da versão mobile