Psoríase: encontro em Maringá debate sobre a doença


Por Redação GMC

Com o objetivo de conscientizar e combater o preconceito sobre a psoríase, doença autoimune que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas na pele, a Associação Paranaense de Pessoas com Psoríase (Psoripar) promove no próximo sábado (19), o 8° encontro anual sobre a doença em Maringá. Com o tema “De 8 a 80 anos”, o evento mostrará que a doença não escolhe idade, sexo, nem cor, acometendo pessoas nas diversas fases da vida.

Para a dermatologista Sineida Berbert Ferreira, mesmo a doença não sendo contagiosa, os pacientes acabam sofrendo muito preconceito, geralmente, por falta de conhecimento da população. “Queremos levar informação e desmistificar a doença, falar sobre tratamentos, cuidados e suas particularidades, que melhoram significativamente o dia a dia do paciente”, explica Sineida. Participarão das discussões, médicos dermatologistas, pediatras, gastroenterologista, reumatologistas, farmacêuticos, educadores físicos, estudantes de medicina e pacientes.

Além disso, o evento tem como objetivo mobilizar toda a sociedade, a lutar pelo acesso completo de medicamentos, que hoje, não é disponibilizado totalmente pela rede pública. “Em muitos casos, os pacientes precisam entrar com processo judicial para conseguir os medicamentos. Processos estes, que são demorados e muitas vezes, com custos elevados”, informa a médica.

Por Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile