Recorde: temperatura em Maringá chega a 38°C, a maior desde 2014


Por Monique Manganaro

Os comentários e as reclamações sobre o calor são quase inevitáveis quando os termômetros registram máximas próximas aos 40°C. A onda de calor que age sobre o Paraná provocou recorde de temperatura em Maringá nesta quarta-feira (30), quando os termômetros marcaram 38°C, a maior máxima registrada durante o mês de janeiro na cidade desde 2014.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a sensação térmica foi ainda mais alta. Por volta das 17h, a sensação era de 40,5°C.

Desde 2000, quando os dados começaram a ser contabilizados pelo Simepar, a média histórica para o mês é de 33,7°C. Há cinco anos, Maringá chegou a registrar 35,7°C e quebrou o recorde nesta quarta.

Conforme o técnico em meteorologia Acácio Cordioli, o calor dos últimos dias é causado por uma massa de ar quente e uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera, que não favorecem o avanço de frentes frias na região. O fênomeno, segundo ele, tem acontecido em todo o Paraná. 

O calor deve continuar. De acordo com o Simepar, nesta quinta-feira (31), a máxima é de 36°C e, nesta sexta (1º), pode chegar a 37°C. 

Sair da versão mobile