Sardenberg: recuperação econômica será a partir do terceiro trimestre


Por Redação CBN Maringá
Foto: Divulgação/GMC Eventos

A saúde e a economia são interesses nacionais neste momento crítico da pandemia. Como estamos e o que vem pela frente? O Webinar com Carlos Alberto Sardenberg buscou responder a estas perguntas. 

Na saúde, Sardenberg disse que é urgente uma política nacional de controle sanitário, para dar previsibilidade às empresas, cada vez mais enfraquecidas pelo abre e fecha da economia.

Na área econômica, a boa notícia é que depois de março e abril de queda abrupta nas vendas, maio e junho apontaram uma recuperação acima do esperado. Em função inclusive do auxílio emergencial, que mostra ser,  além de necessário, eficiente para a engrenagem de renda e consumo.

“Uma coisa que foi surpreendente nos últimos meses foi que aumentaram os depósitos de poupança, significa que as famílias ficaram com medo e guardaram dinheiro e as empresas ficaram com receio de tocar projetos num horizonte muito indefinido […]. O programa de auxílio emergencial realmente funcionou e ajudou a segurar uma boa parte do consumo e do comércio varejista”, disse Sardenberg.

Outra boa notícia é que a sociedade está se virando para ajustar a economia: com empresas financiando os próprios fornecedores. “Fazendo pagamentos adiantados, por exemplo, para manter funcionando a cadeia produtiva”, explicou o jornalista.

Para Sardenberg o terceiro trimestre vai marcar a recuperação da economia, se a curva de contágio cair. Mas só devemos voltar aos níveis pré-pandemia em 2022.

Os convidados do Webinar com Carlos Alberto Sardenberg  opinaram sobre a recuperação econômica e sobre o país pós-pandemia, um país que precisará urgentemente dar atenção especial à educação. Foi o que disseram o presidente do Biopark Luiz Donaduzzi.”Nós precisamos criar mecanismos para reter pesquisadores e fazer e pesquisa”, disse.

E opinião também do empresário Evandro Oliveira, mantenedor da Unifamma. “O Brasil tem que olhar [para educação]. Para você ver, nós estamos sem ministro […] Nós temos que por o calendário escolar em dia, se preparar para 2021″, comentou.

Neste momento no entanto, o mundo se concentra no mais importante: a busca por uma vacina contra o coronavírus. E Sardenberg é otimista.

“Mais de 100 grupos de cientistas de primeiro nível, de laboratórios de universidades, laboratórios públicos, companhias farmacêuticas privadas, institutos diversos, está todo mundo trabalhando em cima da vacina e procurando vários caminhos”, relatou o âncora da CBN Brasil.

O Webinar é uma realização da GMC Eventos, empresa do Grupo Maringá de Comunicação, com o apoio das CBNs  Maringá, Cascavel e Vale do Iguaçu, de União da Vitória.

Assista ao webinar:

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara.Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Sair da versão mobile