Saúde investiga morte por suspeita de dengue hemorrágica em Astorga


Por Nailena Faian

A 15ª Regional de Saúde de Maringá está investigando a morte de uma mulher de 53 anos em Astorga (a 62 quilômetros de Maringá). A suspeita é de dengue hemorrágica.

Audineia Dias Prado Barone foi internada em um hospital da cidade na madrugada do último sábado (12) com mal-estar. Ao longo do dia, ela foi piorando e à tarde acabou falecendo. Segundo a responsável pela área de técnica de Vigilância Epidemiológica da 15ª Regional de Saúde, Greicy Cezar do Amaral, o teste rápido de dengue deu negativo, mas outros exames foram realizados e devem ficar prontos em até 15 dias.

“O município foi orientado a fazer um bloqueio na região onde a mulher morava, verificando focos de dengue, vendo se algum morador apresenta algum sintoma parecido e orientando a comunidade”, explica Greicy.

De acordo com o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), a 15ª Regional de Saúde de Maringá tem quatro casos de dengue confirmados de agosto do ano passado até agora, um deles, inclusive, é de Astorga. Os outros casos são de Colorado, Floraí e Santa Fé.

Outro caso

No Paraná, mais um caso de morte por suspeita de dengue está sendo investigado. O episódio ocorreu em Uraí (a 173 quilômetros de Maringá), onde uma adolescente de 14 anos morreu. O teste rápido que é feito no momento da internação deu positivo para dengue. “Até o momento, a sorologia desenvolvida pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) não confirma tratar-se de dengue. Novos testes serão realizados”, informou a Sesa.

Sair da versão mobile