Sem chuva há 21 dias, Maringá tem níveis baixos de umidade do ar


Por Monique Manganaro

Maringá está sem chuva há 21 dias e as consequências do tempo seco já são perceptíveis. A falta de chuva diminui os níveis da umidade relativa do ar e pode afetar a saúde da população.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ser considerado aceitável, o índice precisa estar acima de 60%. Em Maringá, o nível já chegou a 30% neste mês de junho, conforme dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com o geógrafo climatologista e coordenador da estação, Leandro Zandonadi, a última chuva registrada na cidade foi no dia 3 deste mês, quando choveram pouco mais de três milímetros. Antes disso, havia chovido, também, nos dias 1º e 2, sendo registrada neste segundo a quantidade mais expressiva, 26 milímetros.

Zandonadi explica que a umidade do ar fica mais baixa, principalmente, durante a tarde. Neste domingo (23), por exemplo, entre às 15h e às 16h, o índice chegou a 33%. Na manhã desta segunda-feira (24), a taxa era de 50%.

Vem chuva por aí?

Sem grandes alterações há semanas, parece que a previsão do tempo finalmente vai mudar. Isso porque são esperadas pancadas de chuva para Maringá ainda esta semana, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A previsão é confirmada também pelo site de meteorologia Climatempo.

Segundo o Simepar, são esperados pouco mais de cinco milímetros de chuva na quarta-feira (26). A probabilidade é de 60%.

Já o Climatempo mostra que devem chover ao menos 10 milímetros na cidade neste dia. A previsão se estende, ainda, para quinta-feira (27), quando são esperados mais cinco milímetros.

Sair da versão mobile