Nuvem que parece tornado é flagrada em Maringá; VEJA VÍDEO


Por Nailena Faian
Nuvens Scud - Maringá, 07/01/2019

Na última tempestade que atingiu Maringá, nessa segunda-feira (7), um fenômeno parecido com um tornado foi registrado na região rural da cidade. As grandes nuvens escuras e que parecem tocar o solo impressionam.

As imagens foram registradas por Acácio Cordioli Pereira, que é fotógrafo e técnico em Meteorologia. Ele é integrante do grupo Stormaringá, que desde 2012 registra os fenômenos atmosféricos em Maringá e região.

De acordo com ele, as imagens feitas nessa segunda-feira não são de um tornado, apesar de se assemelhar bastante com um. Na verdade, são nuvens scud, ou seja, fragmentos de nuvens rasgados pelo vento.

“Quando ocorre o encontro do ar ascendente com o descendente são formadas as rajadas de vento. Quando o ambiente está com a umidade bem alta, a formação dessa frente de rajada costuma ficar baixa, porque o ar se condensa perto do solo. Como nessa região que fizemos o registro já havia chovido mais cedo, o ambiente já estava úmido. E também tem a questão de rios e vales, que fazem com que as nuvens fiquem mais baixas que a frente de rajada, formando o que chamamos de nuvens scud, que praticamente tocam o solo”, explica Pereira.

Fotos e vídeo: Acácio Cordioli/ Stormaringa

Sair da versão mobile