Trabalhadores dos Correios decidem hoje sobre greve


Por Nailena Faian

Na noite desta terça-feira (14), os trabalhadores dos Correios de Maringá e de todo país se reúnem em assembleia para decidir se entram ou não em greve. Eles devem aprovar ou rejeitar a proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que está mediando a conciliação para evitar a paralisação das atividades.

A proposta é de 3,68% de reajuste, ou seja, apenas a inflação, nada de aumento real, e manutenção do acordo coletivo de 2017/2018.

Os trabalhadores reivindicam 8% de reajuste e também a manutenção do acordo coletivo. Em Maringá, a assembleia será às 19h, no centro de distribuição dos Correios situado na Avenida Mauá.

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) na região de Maringá, Maria Isabel Peliçon, afirma que a proposta está muito abaixo do que é reivindicado.

“A empresa está ameaçando remeter a categoria à legislação trabalhista em vigor se nós não aceitarmos a proposta. Isso é ilegal, porque temos nosso acordo coletivo”, defende Maria Isabel.
A data-base da categoria venceu em 31 de julho. Na semana passada, os trabalhadores se reuniram em assembleia e aprovaram estado de greve.

Se na reunião de hoje a proposta for recusada, a greve deve ter início a partir das 22h.

Leia mais notícias de Maringá

Sair da versão mobile