Você lembra dessas empresas de Maringá?


Por Luiz Santos, com informações do Projeto Maringá Histórica

O Portal GMC Online preparou uma lista com estabelecimentos que fizeram parte da história maringaense. São empresas de variados setores, que funcionaram em épocas diversas e têm alguns registros documentados no site do projeto Maringá Histórica. Confira: 

Hermes Macedo S.A.

Um registro do fim da década de 50 mostra a loja Hermes Macedo S.A. O estabelecimento ficava localizado na rua Santos Dumont esquina com a Basílio Sautchuk, ao lado da Prósdocimo.

Sanbra

A Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra) foi fundada em março de 1962.

Segundo o Maringá Histórica, a empresa impactava diretamente o cotidiano dos bairros próximos, como a Vila Operária e a Vila Morangueira. Uma sirene, por exemplo, era tocada três vezes ao dia: pela manhã, no horário do almoço e no fim da tarde.

As instalações da Sanbra compõem o cenário maringaense até hoje mas o funcionamento no local ocorreu até 1993.

Bar e Sorveteria Oriental

O registro fotográfico mostra o interior do estabelecimento, na década de 1950. O Bar e Sorveteria Oriental era localizado na rua Santos Dumont, próximo da avenida Getúlio Vargas.

Segundo o Maringá Histórica, o local marcou a memória dos moradores da época por ter o melhor sorvete da cidade.

Fábrica de Biscoitos Barão

A Fábrica de Biscoitos Barão produzia mensalmente cerca de 300 mil quilos do produto – que era distribuído nos estados do Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

No início da década de 80, a morte dos irmãos Barão chocou a sociedade maringaense. Relembre a história.

Prosdócimo

A empresa Prosdócimo funcionou durante décadas no prédio da rua Santos Dumont esquina com a então rua Gerenal Câmara – atual Basílio Sautchuk. O local foi inaugurado em 1954.

Atualmente, o espaço é ocupado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e outras entidades de classe.

Churrascaria Galeto Sulino

O estabelecimento ficava localizado na avenida XV de Novembro. O local foi fundado em 9 de janeiro de 1962.

A churrascaria funcionou até 2001 e foi comandada pelo casal Luiz Pedro Poltronieri e Olivia Poltronieri e, posteriormente, por seu filho.

Casas MM

Este estabelecimento comercializava tecidos e confecções e funcionava na avenida Brasil, entre a avenida São Paulo e a rua Piratininga.

O registro é de 1976.

Frigorífico Central

O estabelecimento ficava localizado no fim da avenida Itororó e teve grande destaque entre as décadas de 1950 e 1980.

Conforme o Maringá História, a via onde ele ficava instalado era conhecida como estrada “Boiadeira”, por causa do grande fluxo de animais que seguiam para o abate.

Posteriormente, o Frigorífico Central foi incorporado pela Palmali, que se mantém no local até hoje.

Casa Ribeiro

 

O estabelecimento foi fundado em 1947 pelos irmãos portugueses Manoel e Francisco Feio Ribeiro.

A Casa Ribeiro ficava na avenida Brasil esquina com a Herval e era um dos estabelecimentos mais conhecidos de Maringá. Lá eram comercializados diversos produtos, como pregos, roupas e até maquinários.

Churrascaria Guarany

Este registro mostra a Churrascaria Guarany na década de 1960. Segundo relatos, o local era de madeira e tinha uma bela decoração.

O estabelecimento era de propriedade de Cildio Castanho e sua esposa Aurora. Atualmente, o Hotel Golden Ingá funciona no lugar.

Sair da versão mobile