Educação infantil e psicomotricidade


Por Sara Rivadavia / Neuropedagoga

A psicomotricidade na educação infantil é de grande importância.

Porém, para entendermos melhor o assunto, primeiro precisamos saber: o que ela é?

De uma maneira simplória podemos dizer que a psicomotricidade é uma neurociência que transforma o pensamento em ato motor.

Por exemplo.

A criança que não desenvolve a psicomotricidade poderá apresentar dificuldades na:

* escrita
* leitura
* direção gráfica
* diferenciação das letras
* ordem das sílabas
* pensamento lógico abstrato e lógico
* análise gramatical.

A equipe pedagógica nos anos iniciais têm um papel muito importante no desenvolvimento do aluno, por meio do seu envolvimento em brincadeiras e jogos e que eles passarão a elaborar melhorar seus movimentos e tudo ao seu redor.

Uma aula para ser lúdica não precisa só ter brinquedos, mas sim uma atitude lúdica por parte dos envolvidos no processo.

O objetivo principal da psicomotricidade é o conhecimento do próprio corpo. Esse trabalho envolve algumas habilidades:

– emocionais
– cognitivas
– motoras

Pela observação dos aspectos analisados é imprescindível que pais e professores se conscientizem de que a educação psicomotora proporciona a criança vencer obstáculos dentro do meio social, a partir de brinquedos e jogos, explorando todo seu corpo.

Por Sara Rivadavia, neuropedagoga.

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