38 aplicativos ‘perigosos’ são removidos da Play Store; saiba se você usa algum


Por Monique Manganaro
Foto: ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Frequentemente surgem novas polêmicas sobre o uso indevido de dados por parte de aplicativos de celular. Nesta semana, após viralizar novamente por mostrar como as pessoas ficariam fisicamente se trocassem de gênero, o FaceApp virou o centro do debate entre especialistas que avaliam a privacidade e a segurança dos dados disponibilizados por usuários. 

Diferentemente do que muitos acreditam, nem todos os aplicativos disponíveis na internet são tão seguros quanto parecem. Recentemente, o Google decidiu remover da Play Store 38 aplicativos que infringiram as políticas de privacidade da empresa e, por isso, foram considerados “não seguros” para usuários do sistema Android. 

De acordo com informações apuradas pela revista Exame, inicialmente, a empresa de segurança digital White Ops mapeou e detectou os programas que ofereciam risco e reportou a lista ao Google. Segundo a Exame, entre os aplicativos selecionados, 17 já tinham mais de 500 mil downloads cada. 

Confira a lista completa: 

Conforme apurado pela Exame, se você tem algum dos aplicativos instalados no smartphone, a recomendação é removê-lo imediatamente. Se julgar necessário, troque a senha de serviços acessados pelo celular e utilize um antivírus para buscar qualquer arquivo indesejado que ainda esteja na memória do seu aparelho. 

As principais atitudes do programa que geraram desconfiança foram as excessivas publicidades dentro dos apps, o redirecionamento para sites específicos e até a dificuldade de desinstalá-los de maneira convencional. 

Sair da versão mobile