Aberto prazo para renovação de contratos do Fies celebrados até 2017


Por Agência Brasil

Está aberto o prazo de renovação da participação no programa de financiamento estudantil (Fies) para contratos celebrados até dezembro de 2017. A manutenção do benefício deve ser registrada no sistema do Ministério da Educação até 31 de outubro deste ano.

O Fies é o programa de financiamento estudantil voltado a instituições de ensino particulares. Ele oferece empréstimos a alunos que desejam ingressar em cursos nessas universidades e faculdades, com percentuais variando a partir da renda dos candidatos e de outras variáveis. Para este ano, as regras do programa foram alteradas.

A renovação vale para quem está nas regras vigentes até 2017. Ela deve ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição de ensino. Os alunos devem acompanhar esse processo por meio do sistema do MEC para verificar se o pedido foi encaminhado, se os dados estão corretos e para validar as informações.

O prazo para a confirmação é de até 20 dias após o registro da renovação no sistema. Concluído o processo, o estudante pode retirar um certificado atestando sua situação regular na comissão. Se for encontrado algum problema, será preciso procurar a Comissão de Acompanhamento para que solicitar a correção.

Caso o aluno decida ou precise mudar as condições de financiamento, como a quantidade ou os valores das parcelas, precisa levar a documentação do contrato ao banco operador do empréstimo. Neste caso, o prazo é menor e se encerra no dia 30 de setembro.

Um motociclista ficou gravemente ferido após se envolver em um acidente na noite dessa quinta-feira (9), em Maringá. O acidente aconteceu por volta das 19h.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem, de 28 anos, transitava entre carros quando bateu em um dos veículos e caiu. Ele foi socorrido e encaminhado em estado grave ao Hospital Universitário (HU) de Maringá.

A PRF faz um alerta sobre essa prática, que não é proibida. “É de extrema importância alertarmos quanto aos riscos dessa manobra. [Quando] você transita entre veículos, o risco de você acabar se envolvendo, como esse condutor se envolveu, em acidente, é muito grande. O ideal seria manter-se em sua faixa de rolamento. A partir do momento que o condutor decide pegar esses corredores, ele já está assumindo riscos”, afirma o inspetor da PRF Pedro Faria.

Ele explica que, no entanto, fazer ziguezagues na pista, mudando de faixa, acarreta em penalidade.

CNH cassada e 20 multas de trânsito

De acordo com a polícia, o motociclista ferido no acidente dessa quinta-feira estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada e com 20 multas de trânsito. A maioria das multas, segundo a PRF, é por avanço de sinal e todas foram registradas no período em que ele não poderia estar dirigindo.

“Em 2015, esse condutor teve a CNH suspensa. Em 2016, ele foi flagrado dirigindo e teve a CNH cassada. Agora, ele está com ela cassada até 2019. Essa motocicleta tem 18 multas por avanço de sinal, uma por excesso de velocidade, uma por parar sobre a faixa de pedestres. Todas em 2018”, destaca Faria.

Somente nesta semana, dois motociclistas morreram no trânsito em Maringá. O primeiro acidente aconteceu na tarde de terça-feira (7). O motociclista teria colidido contra um caminhão e morreu no local. Na quarta-feira (8), outro motociclista morreu ao ser atropelado por um caminhão, em uma marginal do Contorno Norte.

Sair da versão mobile