Conheça a avó que está mudando a realidade do bairro onde mora


Por Luciana Peña/CBN Maringá

O salão comunitário da Vila Esperança em Maringá nunca foi tão movimentado. Há um ano, a presidente da associação de moradores, Linda Fraga, decidiu dar uma “sacudida” no dia a dia da comunidade. Foi atrás de parceiros e equipamentos e conseguiu criar 13 cursos.

De yoga e dança de salão a pilates, todas as aulas ocorrem no local. De violão a curso de inglês. A maioria dos cursos são de graça, outros tem uma pequena mensalidade.

Aos 63 anos, com os filhos criados e dois netos, Linda poderia estar em casa curtindo uma aposentadoria. Mas ela tem a cara de muitas avós do século 21. Não quis parar de trabalhar. Ainda viaja toda semana como representante comercial e nas horas de folga corre atrás de melhorias para a comunidade do bairro.

Isso não quer dizer que a avó à moda antiga não entre em ação quando os netos precisam. Os fins de semana são todos dedicados a eles.

“Eu amo meus netos acima de tudo. Eles são a continuação da minha vida e sempre que posso estou com eles. No fim de semana, eu faço o que eles gostam: uma comidinha, a canjica que o mais velho adora. Estou sempre presente”, diz Linda. 

A criação dos cursos beneficiou moradores de todas as idades, mas principalmente outras avós. A Marlene Garcia tem oito netos, o mais velho já na faixa dos 20 anos. Ela quer ter saúde e informação para acompanhar a garotada e por isso faz pilates e inglês.

“Eu sou aquela avó moderna”, descreve. 

Esta turma de avós está no caminho certo. É o que diz a psicóloga Michele Santos. Os avós precisam cuidar da mente e do corpo para garantir cada vez mais qualidade neste vínculo tão importante com os netos.

Ouça na reportagem

Sair da versão mobile