Designer ensina a usar a ‘cor de 2019’ na decoração de casa


Por Monique Manganaro

Todos os anos, o Instituto Pantone escolhe uma cor que vai ditar as tendências nos 12 meses seguintes, seja nas passarelas, nas ruas ou até na decoração dos ambientes. Depois do ultra violet, escolhida como a “cor do ano” de 2018, o living coral foi o tom eleito para ser o regente de 2019. Para este ano, a cor foi escolhida, de acordo com a designer de interiores Isabela Theophilo Gava, para despertar a reflexão sobre os problemas da vida marinha por causa da poluição dos mares.

“É um tom laranja pêssego, alegre, vibrante, despojado e cheio de energia”, explica a profissional. Segundo ela, para não errar no momento de incluir a cor na decoração de casa, são necessários alguns cuidados. Veja as dicas:

– “Sei que para muita gente deve ser difícil imaginar a cor na prática, mas para os menos ousados devemos pensar em um ponto de cor: um móvel ou objeto”, ensina. No entanto, se você é daqueles que amam cor, “o céu é o limite”, comenta Isabela.

– A composição deve ser pensada com cautela. Segundo a designer, uma boa dica é neutralizar o ambiente com tons mais claros e manter sempre o equilíbrio. “Abuse de elementos naturais, como a madeira mais clara, tecido natural e vegetação.”

– O contraste entre elementos da decoração também pode ser uma saída na hora de compor. “O verde e o azul são ótimas opções para contrastar”, recomenda.

Sair da versão mobile