Fã cria nova versão do Orkut e internet vai à loucura


Por Lethícia Conegero

O possível retorno do Orkut foi parar nos Trending Topics do Twitter neste fim de semana. É que no sábado, 7, internautas encontraram a rede social como aplicativo disponível para download na Google Play, para Android, além de site: www.orkut.br.com. Ambos com layout muito parecido com o do “finado Orkut”, desativado em setembro de 2014.

“Socorro! Fizeram o Orkut de novo e eu já entrei na comunidade mais badalada de lá: ‘Eu odeio acordar cedo’”, twittou uma internauta. “Eu fico fora da internet por algumas horas e quando eu vejo o Orkut ressurgiu das cinzas. Não que eu ache isso ruim e esteja reclamando, muito pelo contrário”, disse outro.

“Quando falam que o Orkut voltou só penso na minha colheita feliz”, twittou outro, lembrando de um jogo famoso da plataforma. “Só quem viveu a época do Orkut com colheita feliz sabe o desespero de ter que entrar todo dia pra ninguém roubar suas coisas” mencionou outro. “Com stories no Twitter concluímos que o Orkut deve voltar pois é o único que nunca decepcionou, injustiçado”, twittou mais um.

Milhares de saudosistas baixaram o aplicativo que, até a às 15h desta segunda-feira, 9, tinha mais de duas mil avaliações na Google Play. A maioria dos internautas relatam que o aplicativo é lento: “Muito lento! Passei um ano procurando uma pessoa e não apareceu nenhum resultado. Tenho wi-fi em casa e meus outros apps estão carregando normalmente”, comentou uma internauta. “Trava muito, extremamente lento, não consigo nem colocar uma foto de perfil. Façam algo para melhorar, do jeito que está é simplesmente impossível usar o app”, disse outro.

É que a rede social não é a oficial, que pertencia ao Google. Trata-se de uma invenção de um fã do Orkut. Por isso, não é possível recuperar contas antigas. Além disso, a plataforma não tem jogos, como a Colheita Feliz. Ao fazer download e abrir o aplicativo, ou acessar o site, os internautas se deparam com a seguinte mensagem:

“Antes de entrar no orkut, leia o texto abaixo: O orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014. O Orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original. Caso algum recurso não funcione, fique calmo, o Orkut.br está em desenvolvimento”.

Caso o internauta tenha interesse mesmo assim, é necessário selecionar a opção “eu declaro que li e entendi o texto acima. Quero acessar o orkut.br”, e se cadastrar.

Mas, especialistas alertam que a rede social pode não ser segura e não recomendam o uso de dados pessoais na plataforma, seja no aplicativo ou no site.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile