Homem trans dá à luz a bebê após doação de esperma de mulher trans


Por Luiz Santos

Reuben Sharpe é um homem trans de 39 anos, morador da Inglaterra. Ele é casado com Jay, que é não-binário – pessoa que não se identifica com as identidades de gênero masculina e feminina. Neste ano, o casal decidiu realizar um dos sonhos de Reuben: dar à luz.

Ele já havia parado de tomar testosterona há 6 anos, depois de conversar com um médico sobre a possibilidade de engravidar. O médico consultado também era trans e confirmou a possibilidade de Reuben engravidar, já que ele tinha o útero e os ovários.

Quando conheceu Jay, ele decidiu contar sobre seus planos de engravidar e foi surpreendido positivamente. “Consegui falar sobre o assunto e felizmente Jay estava aberto à ideia”, relatou Reuben ao Mirror.

Depois de realizar alguns testes de fertilidade e níveis hormonais, Reuben finalmente menstruou, passados 6 anos. “Foi um alívio. É estranho, mas eu sabia que era o começo de algo que eu tanto queria”, comentou.

O próximo passo do casal então foi conseguir alguém que pudesse doar o esperma. Eles encontraram no Facebook uma mulher trans que ainda produzia esperma e entraram em contato com ela.

E ela topou. “A doação de esperma é uma grande decisão a ser tomada, mas parecia tão certo”, disse Reuben.

O processo de inseminação artificial ocorreu em uma clínica particular de fertilidade e custou quase R$ 32.000 (£ 6.000). O casal tinha direito a três tentativas.

A primeira não deu certo e isso os desmotivou. “Ficamos convencidos de que não iria funcionar. Mesmo assim, tentamos uma segunda vez”, contou ao jornal.

Para a surpresa do casal, o teste de gravidez após a segunda tentativa deu positivo. “Fiz o teste, ignorei e fui escovar os dentes. De repente, Jay estava me gritando na sala e me dizendo para olhar: foi um resultado positivo”, relembra Reuben.

Durante a gravidez, Reuben passou por alguns momentos difíceis. Olhares estranhos fizeram parte do processo. “Às vezes, íamos a compromissos e éramos tratados como celebridades”, explicou.

Apesar disso, a equipe do hospital Sussex County, de Brighton, o tratou muito bem. Jamie, o bebê, nasceu saudável e agora já tem três meses.

“Como muitas coisas, as pessoas pensam ‘isso (gravidez) é uma coisa feminina, isso é uma coisa masculina’. Ter um filho é masculino, feminino, todo mundo”, finaliza Reuben.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile