Malware: 11 apps que não devem ser baixados na Play Store


Por Redação GMC Online
Foto: Ilustrativa/Pixabay

O malware Joker, responsável pelo roubo de mensagens SMS e de realizar assinaturas de serviços premium sem a permissão dos usuários, voltou a atingir alguns aplicativos da PlayStore. Um alerta sobre a volta do software malicioso foi emitido pela ZScaler, empresa especializada em segurança digital, no dia 20 de julho.

O Joker já havia causado prejuízos a milhares de usuários do sistema Android tempos atrás. O ‘vírus’, na linguagem popular, se instala na loja de aplicativos digitais disfarçado de apps de uso comum, fazendo usuários o instalarem em seus aparelhos por engano.

O Google havia tomado uma série de medidas para combater a ameaça. Porém, criminosos conseguiram trazê-la novamente na loja do Android devido a modificações de código que burlam suas checagens de segurança automáticas.

Conforme o comunicado da ZScaler, ao menos 11 apps diferentes que portavam o malware foram identificados na PlayStore e, somados, já haviam contabilizado mais de 30 mil downloads. Confira a lista dos apps maliciosos identificados:

Sair da versão mobile