Na Alemanha, governo vai bancar 60% dos salários dos trabalhadores


Por Luciana Peña/CBN Maringá

Brasileiros que vivem no exterior têm relatado como está o combate ao coronavírus em outros países. A CBN Maringá já conversou com brasileiros que vivem na Espanha, país que está em situação crítica com mais de 4 mil mortes.

Situação diferente da Alemanha, que registra número bem menor: 222 mortes. Pelo Instagram encontramos na Alemanha a brasileira Gabriela Zelli Lima. Ela nos conta que na Alemanha a situação é mais tranquila porque o país tem 26 mil leitos de UTI.

Lá as providências começaram a ser tomadas bem antes que aparecesse o primeiro infectado. A doença está tão sob controle que o país irá receber até pacientes graves da Itália.

“Mesmo com a taxa alta de infectados, a taxa de mortalidades está bem controlada. Enquanto na Itália está com certa de 10%, aqui está com cerca de 0,5% de mortalidade. Eles estão atribuindo esse sucesso devido à agilidade do teste. Qualquer pessoa com sintomas de gripe, está sendo testada para o coronavírus e já inicia o tratamento. Eles não esperam as pessoas chegar com sintomas graves, como falta de ar”, conta a brasileira.

Os trabalhadores na Alemanha estão tranquilos porque o governo vai subsidiar 60% dos salários, diz a brasileira.

“As pessoas estão ficando mais em casa pela segurança que o governo nos passa da garantia de emprego”, explica Gabriela.

O isolamento social na Alemanha é rigoroso, mas pequenos comércios estão abertos. As pessoas têm consciência de que precisam manter o distanciamento de segurança.

“Bares, restaurantes, cinemas, teatros, museu e qualquer outro tipo de ambiente de aglomerações já foram fechadas pelo Governo. Se for sair, só para o que realmente necessário e, de preferência, sozinho”, afirmou Gabriela sobre a quarentena alemã.

A Alemanha tem 82 milhões de habitantes.

Ouça a reportagem na íntegra da CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile