Peixe cabeça-de-cobra faz estado americano entrar em alerta


Por Monique Manganaro

O aparecimento de um peixe cabeça-de-cobra nos Estados Unidos tem colocado diversos estados em alerta. Recentemente, o Departamento de Recursos Naturais da Geórgia divulgou um comunicado para a população para tentar evitar a disseminação da espécie considerada “voraz”. As informações são da BBC

“Se você acredita que capturou um peixe cabeça-de-cobra, não o libere. Mate imediatamente e congele o peixe”.

De acordo com a publicação, já são 16 estados americanos em alerta por causa do predador. Agora, as autoridades pretendem ter acesso aos exemplares encontrados pelo país para conseguirem estudar o peixe cabeça-de-cobra, mapear a disseminação e controlar a reprodução da espécie.

O peixe, conforme a BBC, pode chegar a 80 centímetros de comprimento e tem grande apetite (alimenta-se de outros peixes, rãs e pequenos lagartos). Outra característica do animal que tem chamado a atenção é o fato de que ele consegue sobreviver fora d’água por dias. Para se locomover em terra, a espécie se arrasta e dá pequenos saltos.

O nome “cabeça-de-cobra” se refere à cabeça achatada do animal.

A alta taxa reprodutiva da espécie dificulta o controle. Autoridades da Geórgia explicaram, ainda, que peixes como esse, por causa dos hábitos alimentares, podem afetar a oferta de alimentos para outras espécies.

No comunicado, os especialistas pediam fotos detalhadas dos animais que fossem encontrados e aconselhavam que a população não soltasse os peixeis de volta à água, ou na terra.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Sair da versão mobile