Prato tailandês já matou 20 mil pessoas no país; conheça


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online


Pad Thai, Som Tum, Laab e Tom Yum Goong são algumas das estrelas da culinária tailandesa, reconhecida como uma das mais deliciosas do mundo. No entanto, há um prato tailandês pouco divulgado que pode ser melhor evitar, devido aos seus riscos à saúde, incluindo o potencial de causar câncer e ter sido associado a mais de 20 mil mortes no país.

Prato tailandês já matou 20 mil pessoas no país; conheça. Foto: Reprodução

Chamado de Koi Pla, este prato é preparado com peixe cru picado e moído, combinado com uma mistura de ervas, especiarias e suco de limão. Embora seja popular em áreas mais desfavorecidas da Tailândia, consumir Koi Pla pode representar um perigo significativo para a saúde.

O problema não reside nos ingredientes em si, mas na presença de vermes que habitam o peixe. Estes parasitas, originários de peixes de água doce, são conhecidos por serem responsáveis pela indução de câncer de fígado, uma das principais causas de morte quando não tratada adequadamente.

Estudos estimam que o Koi Pla tenha causado a morte de cerca de 20 mil pessoas na Tailândia. Esta conclusão foi alcançada através de pesquisas que analisaram a urina dos habitantes locais, revelando que aproximadamente 80% da comunidade tinha consumido o parasita.

As informações são do Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Sair da versão mobile