Terça-feira marca o início do Ramadan para os muçulmanos


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
Foto: Ilustrativa/Pixabay

O Ramadan para a comunidade muçulmana é o mês de jejum, um dos cinco pilares do Islam e uma das práticas da religião mais conhecidas. O calendário muçulmano é lunar. Por isso, não é possível prever a data exata do período do Ramadan. A duração é de 29 ou 30 dias. Este ano, começa nesta terça-feira, 13, e é preciso esperar a visualização da lua deste mês para saber exatamente quando termina. Durante esse período, os muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol. Eles precisam se abster de alimentos e bebidas e também de relações sexuais.

Mas além disso, o Ramadan é um mês de intensificar boas práticas e evitar determinados hábitos para elevar a espiritualidade. É o que explica o Sheik Victor de Souza da Mesquita de Maringá. “O Ramandan é um mês de adoração ao Deus, mas de aprofundamento na adoração. A gente jejua, aumenta boas obras de caridade, leitura do alcorão e assim por diante”, explica.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

A estimativa do Sheik Victor é que existam cerca de 6 famílias muçulmanas em Maringá, além dos migrantes. Segundo ele, o jejum do Ramadan é visto pela sociedade como algo anormal, mas é praticado em outras religiões também. “São cerca de 5 ou 6 famílias, mas temos também os migrantes, pessoal do Senegal, do Paquistão, tivemos sírios que chegaram recentemente. A comunidade se renovou e está crescendo. A maioria dos integrantes que formaram a comunidade foram palestinos e libaneses”, afirmou.

Em Maringá, a Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi, é considerada um dos pontos turísticos da cidade, foi inaugurada em 1989. É o templo sagrado dos muçulmanos. Por causa da pandemia, o local está fechado para visitação.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile