MERCEDES BENZ GLE COM SETE LUGARES


Por Carros & Etc.

Mesmo a Europa também estando enfrentando essa crise da covid-19 há mais tempo que nós, aqui no Brasil, as fabricas de automóveis continuaram fazendo seus lançamentos, afinal eram produtos desenvolvidos em 2019 para serem lançados agora em 2020. Tivemos no mês de março a apresentação no novo SUV Mercedes Benz GLE com sete lugares nas versões GLE 400 d e na versão AMG GLE 53 4Matic+, versão que inaugura a motorização 53 entre os SUVs da Mercedes, contanto com a tecnologia EQ Boost que apresenta uma maior eficiência e maior potência.

Um SUV com alto desempenho e esportividade da família GLE, que vem com essa nova geração com a motorização à diesel e uma nova versão AMG com uma esportividade mais acentuada que com certeza irá atender aqueles clientes apaixonados por SUVs mas com pegada mais esportiva.

Uma das grandes inovações é que o modelo tem sete lugares, sendo assim o primeiro modelo no mercado brasileiro a oferecer ajustes elétricos da segunda fileira de bancos, com isso oferece ainda mais conforto para os usuários desse produto.

Também temos novidades na versão AMG que traz a motorização 53 que chega com muita tecnologia embarcada entre elas o EQ Boost, com isso apresentando mais eficiência, mais economia e potência.

A Mercedes apresenta o conceito Modern Luxury nos seus veículos tanto para uso dentro e fora da estrada, isso é que esse novo SUV quer proporcionar aos seus clientes desse produto. Também apresenta pela primeira vez um sistema de tração integral variável (torque sob demanda) na motorização seis cilindros, proporcionando ao novo GLE mais agilidade e segurança na utilização.

Coeficiente aerodinâmico é importante

Em todos os carros a aerodinâmica é muito importante para proporcionar diversas situações favoráveis, inclusive mais economia, em SUVs é mais acentuada ainda a importância e nesse novo GLE a Mercedes conseguiu obter um coeficiente aerodinâmico de 0,29 o que faz ser o melhor no segmento. Esse resultado traz uma contribuição muito importante para obter-se um baixo consumo de combustível no uso desse SUV.

Muitos detalhes foram otimizadas com a utilização de sistemas computacionais, simulações CAE (engenharia auxiliada por computador, sigla em português) e a utilização de um túnel de vento em Sindelfingen, na Alemanha.

Emoção e inteligência marca o design exterior

A busca da harmonia entre a inteligência e a emoção é a marca do novo GLE 400, é um projeto feito para despertar desejo, marcado pela beleza tradicional da família Mercedes, detalhes de alta tecnologia com a tradicional qualidade da marca, concentrados em todos os detalhes de um veículo desta categoria.

Esse novo GLE tem uma área frontal que demonstra a força e potência que esse SUV tem, aliado à uma grade vertical do radiador, com uma destacada proteção inferior cromada e dois vincos marcantes no capô que deixam claro a robustez e esportividade, acompanhado de faróis dia e noite diferenciados.

Na parte traseira a forma robusta e atlética é mantida e destacada pelas lanternas reposicionadas mais para baixo, criando nas luzes traseiras uma aparência mais plana, a divisão das lanternas em duas partes, dão uma aparência de um tamanho maior e deixando uma apresentação à noite muito diferenciada pelos blocos iluminados característicos dos SUVs da Mercedes Benz.

Elegância e luxo no interior

Com recursos robustos e progressivos de um SUV contrastando com o ambiente elegante e luxuoso de um sedã da Mercedes e tendo o elemento central no design do painel como uma unidade esportiva e elegante do cockpit, que flui para as para as laterais das portas, com um acabamento integral que também se estendo pelas áreas do motorista e passageiro da frente.

Esse acabamento luxuoso semelhante aos sedãs da marca, encontramos no console central um contraste robusto com a aparência do painel, tendo como marca típica dos off road, duas alças de destaque no console.

Com uma boa ergonomia e superfícies de couro que criam uma aspecto moderno e luxuoso no interior do veículo e com todos controles e teclas que foram apresentados com um novo design. Temos ainda um volante esportivo com um novo design que destaca mais ainda a elegância e esportividade do interior desse GLE 400.

Para ter aumento do espaço interno, esse novo GLE 400 d vem com uma distância entre eixos mais longa que os anteriores, garantindo assim mais espaço, especialmente para os passageiros na fila traseira.

Na segunda fila de bancos o aumento de espaço para as pernas foi de 690mm em comparação com o anterior, tendo agora 1045mm, criando assim mais espaço e mais conforto.

Mais novidades são apresentadas nesse novo GLE 400 d, uma terceira fileira de bancos foi colocada, tendo assim a capacidade aumentada para sete passageiros, uma opção inédita na família GLE, encontramos ainda um sistema de ajuste elétrico para os assentos da segunda fileira de bancos, o que é inédito em SUVs no Brasil.

Com um teto solar panorâmico que foi ampliado, trazendo assim para o interior a luz do dia, criando uma sensação de interação com o ambiente externo, possibilitando os passageiros terem um ambiente naturalmente iluminado. A visão externa desse teto panorâmico cria uma impressão que garante elegância e leveza ao SUV.

Não podia faltar um sistema de som que aguçasse os sentidos dos ocupantes, para isso os som Surround Burmester com 13 speakers e com 590 watts faz com que ao amantes de música tenham uma sensação acústica inesquecível.

Multimidia com sistema de última geração

O sistema de multimidia MBUX (Mercedes Benz User Experience) do GLE é de última geração, permitindo ter uma ampla gama de funções no interior do veículo, proporcionando mais conforte e conectividade ao motorista e passageiros.

A evolução em relação as versões anteriores da tecnologia, tem duas grandes telas de 12,3” como padrão, colocadas lado a lado para ter uma aparência de uma tela ampla e apresentando informações do painel de instrumentos e da exibição da mídia mais facilmente legíveis nas telas grandes e de alta resolução, criando uma apresentação dos elementos de maneira mais atraente e mais compreensível da estrutura de controles intuitiva, tendo ainda uma excepcional qualidade de imagem.

Encontramos nesse novo GLE um sistema de navegação que é acessado de forma mais real, tendo agora um sistema de realidade ampliada durante a navegação de mapas, com uma câmera localizada na região frontal do automóvel que interpreta as direções indicadas no mapa e fornece orientação ao motorista partindo da imagem real e instantânea das ruas projetada na tela no interior do GLE.

Temos ainda uma praticidade a mais para os passageiros do novo GLE, tem o inovador interior assistant, que entre outras funções proporciona o acendimento das luzes internas do veículo a partir do reconhecimentos de gestos em determinadas direções, podendo diferenciar o motorista e o passageiro.

Segurança e conforto sempre juntos

Desde a invenção do automóvel, há mais de 130 anos a Mercedes Benz tem feita a segurança na direção e o conforto parte do padrão que essa marca oferece aos seus clientes. A Mercedes Benz busca constantemente entregar aos seus clientes o que há de melhor. E no novo GLE não seria diferente, o sistema Head up Display é um desses itens visando segurança, esse sistema permite que o motorista tenha a visão geral das principais informações do painel de instrumentos sem tirar os olhos da estrada. Uma imagem virtual é projetada no campo de visão do motorista acima do capô do motor.

Visando ainda ter mais segurança e o conforto na utilização do novo GLE 400, encontramos ainda um pacote de sistema de estacionamento que vem com uma câmera 360°, que agiliza e facilita as manobras de estacionamento, também vem com assistente de saída que identifica a movimentação de motocicletas, bicicletas e outras obstáculos em movimento nas proximidades da porta, alertando o motorista e assim diminuindo o risco de uma colisão na abertura da mesma.

Dentro do conceito de proporcionar conforto essa nova GLE também tem a tecnologia KeyLess-Go que dispensa o contato de chave para o destravamento das portas e até a partida do GLE não precisa da chave. Temos também o sistema hands free que abre o porta malas apenas com o posicionamento de um dos pés na parte inferior traseira do carro. E no processo de fechamento completo do veiculo, o sistema Easy Pack aonde com apenas um toque é feito o fechamento da porta traseira do porta malas.

Mercedes AMG GLE 53 4Matic+ é mais desempenho e mais esportividade

Para atender aqueles clientes que querem um carro mais esportivo e que seja espaçoso, amplo a Mercedes fez a AMG GLE 53 4Matic +, equipada com um novo motor na família dos SUVS no Brasil, um motor 53 com seis cilindros em linha, mas com esportividade e toda tecnologia dos automóveis Mercedes Benz linha AMG.

Já no visual o GLE 53 mostra a exclusividade, esportividade e aparência forte e agressiva, apresentando uma grade de radiador especifica da linha AMG, o que identifica rapidamente como um veículo da linha de esportivos da Mercedes.

Tração integral totalmente variável, direção inteligente ligando de maneira variável o eixo traseiro acionando permanentemente o eixo dianteiro e que calcula continuamente a distribuição adequada de torque, dependendo da situação de direção e das vontades do motorista.

Fazendo a tração nas quatro rodas melhorar, dando mais aderência e criando assim uma aceleração mais potente e firme.

Sistema de freios e direção esportiva com mais segurança

Como todo esportivo que se preza e principalmente na linha Mercedes, discos de freios integrais perfurados e ventilados internamente de 400 mm x 36 mm, usados nas rodas dianteiras e ainda utiliza pinças fixas de 2 pistões pintadas de prata com a marca AMG em preto, completando o conjunto, nas rodas traseiras acompanha os discos integrais de 345mm x 25mm com pinça flutuante e com um pistão, um sistema de freios dignos de uma AMG.

Além de sistema de freios extremamente eficiente encontramos uma direção hidráulica eletromecânica sensível a velocidade, tendo uma assistência ao volante com ajustes em dois estágios, o “Comfort” e o “Sport”, sendo que essa configuração é ativada automaticamente baseado no programa do AMG Dynamic Select escolhido, podendo também ser personalizados em qualquer instante acessando o programa de acionamento na versão “individual”.

AMG Dynamic Select – o que é?

No Mercedes AMG GLE 53 4Matic+ o sistema AMG Dynamic Select apresenta diferentes programas para o comportamento dinâmico do veículo. Encontramos o modo “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, que adapta nos parâmetros importantes, tais como na capacidade de resposta do motor e da transmissão, a curva de aceleração e a resposta da direção, no amortecimento da suspensão e até mesmo no som do motor e a forma de condução do AMG GLE 53. A seleção desses modos de condução são feitos através do botão de rolagem no console central ou em botões no volante AMG, esses programas podem serem visualizados no painel de instrumentos e no visor multimídia.

Preços

Esses modelos de Mercedes Benz GLE 400 d e Mercedes AMG 53 4Matic+ foram lançados agora no mês de março nos seguintes preços sugeridos: R$ 465.900 e R$ 544.900 respectivamente. Mas dentro da situação atual do mercado e com o grande aumento do valor do dólar, não se sabe ainda como ficarão esses preços.

Conclusão

Como sempre a Mercedes apresenta seus modelos repletos de tecnologia, segurança e esportividade. E não foi diferente nesse novo SUV, encontramos a esportividade, a segurança e a elegância, fazendo que se destaque no segmento, com certeza atendendo um público que prefere e precisa de usar SUVs de porte maior, mas não abre mão do requinte, da esportividade, da segurança e do luxo. Com certeza temos nesse Mercedes Benz GLE 400 d e no Mercedes AMG GLE 53 4Matic+ tudo isso. Mesmo sendo um carro com valores significativos iremos ver alguns rodando nas ruas das cidades, vamos torcer para possamos conhecer essa novo modelo nas concessionárias da marca.

Dados técnicos:

Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+

Cilindros: 6 em linha

Cilindrada (cm3): 2.999

Potência máxima (cv/rpm): 435 / 6.100

Torque (Nm/rpm): 520 / 1.800 – 5.800

Câmbio: 9G-TRONIC

Aceleração 0 – 100 km/h (s): 5,3

Velocidade máxima (km/h): 250

Peso (kg): 2.305

Pneus: 255/40 R 21 (F) 285/35 R 20 (T)

Capacidade do porta malas (L): 630 – 2.055

Tanque de combustível/reserva (L): 85 / 9

Comprimento (mm): 4.937

Largura (mm): 2.157

Altura (mm): 1.782

Mercedes-Benz GLE 400 d 4 MATIC

Cilindros: 6 em linha

Cilindrada (cm3): 2.925

Potência máxima (cv/rpm): 330 / 3.600 – 4.000

Torque (Nm/rpm): 700 / 1.200 – 3.000

Câmbio: 9G-TRONIC

Aceleração 0 – 100 km/h (s): 5,7

Velocidade máxima (km/h): 245

Peso (kg): 2.265

Pneus: 225/45 R 20 (F) 285/40 R 20 (T)

Capacidade do porta malas (L): 630 – 2.055

Tanque de combustível/reserva (L): 65 / 9

Comprimento (mm): 4.924

Largura (mm): 2.157

Altura (mm): 1.772

SOBRE O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e em inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo e-mail: carlosrubensgmconline@gmail.com 

Sair da versão mobile