MP investiga possíveis irregularidades em licitação de Natal


Por Nailena Faian

O Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Maringá, instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades em licitação da prefeitura que contratou empresas para fornecer material de decoração para o Natal do ano passado.

A licitação, no valor máximo de R$ 5,2 milhões, previa o fornecimento de figuras iluminadas, estação de trenzinho, portal com festões, decoração complementar, toten, iluminação do paço municipal, presépio dos distritos de Floriano e Iguatemi, estruturas iluminadas, árvore de Natal, carros alegóricos e decoração do Parque do Japão. Além disso, as empresas vencedoras seriam responsáveis pela instalação, manutenção, reparos diários e desmontagem dessas decorações.

A reportagem tentou contato com o promotor Predo Ivo Andrade, responsável pela instauração do inquérito, mas a promotoria informou que ele estava em audiência durante toda a tarde e não poderia dar entrevista.

No mês da publicação da licitação, em agosto de 2018,  o Observatório Social de Maringá chegou a pedir a impugnação do certame por falta de clareza na formação de preços para alugar a casa do Papai Noel. No entanto, a prefeitura não acatou o pedido.

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura disse que a licitação “já foi objeto de diversos esclarecimentos aos vereadores, ao Observatório Social e ao Ministério Público, cumprindo-se protocolos de transparência comuns à gestão pública”.

Também informou que ainda não foi oficilizada do inquérito e que prestará todos os esclarecimentos adicionais necessários.

Matéria atualizada às 17h51 para acrescentar posicionamento da prefeitura.

Sair da versão mobile