Não a liberdade sem uma imprensa livre


Por Gilson Aguiar
Não há liberdade sem imprensa

Vivemos tempos de crítica ao trabalho da imprensa. Mas quando não vivemos isso? Sempre tivemos nos veículos de comunicação que fazem um trabalho sério uma ameaça a muitos que estão estabelecidos no poder. A verdade assusta e um jornalismo investigativo responsável é uma ameaça para quem tem algo a esconder.

Se hoje estamos vivendo uma sociedade que avançou na defesa dos interesses do cidadão, a imprensa tem muito com isso. Ela foi e é a responsável pela informação que nos tira de ignorar e da ignorância. Cabe a imprensa expressar ao máximo uma informação verdadeira, doa a quem doer.
Se temos a necessidade de atuarmos em um regime democrática de maneira consciente, a matéria prima para isso é a informação. Saber os diversos lados de um mesmo fato. Principalmente conhecer ofato. E todos os dias a imprensa, o jornalismo, faz isso.

Temos hoje um grande número de meios de comunicação que podemos levar conosco para todos os lugares onde vamos. Temos um potencial de acesso a comunicação fantástico. Isso arma o cidadão de fontes fundamentais para agir e reagir ao que está a sua volta. Avaliar e fazer escolhas.

Não podemos jamais menosprezar o papel da imprensa. O que ela representa no país hoje é um alicerce da democracia. Uma expressão de defesa dos interesses da população. Por isso, ela tem que ser plural, respeitar a diversidade, buscar o máximo de posicionamentos diversos para compreender uma realidade complexa. A imprensa não pode ser simplificadora e com o hábito de rotular.

Infelizmente, hoje, parte considerável da população está entregue ao jornalismo sensacionalista. Marcado por falas distorcidas, por julgo moral de caráter superficial e mentiroso. Hoje, muito do que ganha espaço nos meios de comunicação é o personalismo tosco, o resumo pobre de conteúdo, as falas preconceituosas. Esta sim é uma imprensa que tem que ser combatida.

Aposte em um jornalismo sério. Defenda quem busca a informação de qualidade. Aquela que se aprofunda nos fatos e deseja um conteúdo que dê aos brasileiros acesso a informação. Uma imprensa que defenda o conhecimento. O que é importante aos brasileiros e muitas vezes é tirado para que ele se transforme em massa de manobra nas mãos de quem está no poder e é mal intencionado.

 

Sair da versão mobile