Paisagismo para pequenos espaços


Por Rosangela Oldemburg/No Plural

Para se fazer um pequeno jardim, todo mundo se depara com uma dúvida inevitável: como faço?

E fica muito fácil se tiver o que fazer.

Acredite. Paciência e bom gosto podem poupar tempo e, claro, dinheiro!
Sem contar que você, certamente, vai curtir poder criar seu próprio espaço nos pequenos lugares disponíveis.

Existem, sem dúvidas, algumas regras para que tudo dê certo e não saia do controle. Testar a ideia num papel sempre ajuda. Um jardim começa por um passeio tranquilo pelo terreno observando o que já existe por lá.

Plantas nativas, arbustos e árvores podem fazer parte do projeto. Ver espécies que se adaptam ao clima local, e ir anotando quais plantas podem ser aproveitadas e onde estão situadas é um método eficiente. Se faz necessário uma trena para medir o terreno para descobrir quanto espaço livre há para o jardim.

Outro item muito importante é saber sobre o comportamento das sombras provocadas pela casa e outras construções, muros, árvores nativas. Classifique quais lugares recebem mais sol e quais recebem mais sombra

O mês de setembro, início da primavera. é o ideal para se fazer este estudo. Então vamos aproveitar o momento!

Local sombreado, criar abrigos contra o sol e escolher espécies que se desenvolvam especificamente nestas áreas. Eles são ótimos para folhagens, enquanto os de meia sombra ou sol pleno são mais propícios para floriferas e árvores.

Escolhidas as espécies, mãos à obra! Sem esquecer de sempre usar terra de primeira qualidade, plantas saudáveis e, na dúvida, consulte um profissional.

Eu sou Rosangela Oldemburg e estou aqui para te ajudar. Boa sorte!

Sair da versão mobile