Paraná deve decretar estado de emergência climática


Por Redação GMC Online
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

O Paraná deve decretar, em breve, o estado de emergência climática. A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, em entrevista exclusiva à CBN Maringá nesta sexta-feira, 30.

Segundo Ortigara, a pasta está em contato com os municípios que foram mais afetados pelas ondas de frio que atingiram o estado neste inverno e um decreto deve ser publicado nos próximos dias. Com o estado de emergência climática será possível negociar dívidas com fornecedores e seguros agrícolas.

As geadas provocaram prejuízos na casa de bilhões de reais. “São dois caminhos. Eu acabei de combinar com a Defesa Civil e agora estamos convocando os municípios, para que façam seus pleitos, e a gente consolide, o governador reconheça essa situação de emergência climática e a gente leve a situação até Brasília, para ser homologada. Muitos municípios desenvolvem contratos de entrega futura de mercadorias, dívidas bancárias e comerciais e esse decreto permite condições de negociação, é nesse sentido”, explicou. Acompanhe a entrevista completa abaixo:

Ouça a entrevista completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile